O que acontece se você dá pedaços de pão para o seu gato ou cachorro?

Apesar da dieta dos animais domésticos ser muito restrita, algumas pessoas costumam flexibilizar, desconhecendo os riscos desse hábito.


Cachorros e gatos acabam se acostumando com a rotina dos donos, inclusive na alimentação. No entanto, nem sempre os hábitos adequados para os humanos podem ser considerados benéficos quando se trata do animal. Os organismos são diferentes, logo, apresentam necessidades distintas de nutrição.

Pequenos pedaços de pão

Os carboidratos em geral não são bem digeridos pelos cães e felinos, por isso a sua dieta é rica em proteínas, com muita carne e vegetais. Sendo assim, ninguém deve ficar oferecendo pão a todo momento, de maneira irrestrita. Contudo, este não acaba sendo tóxico e quando feito em casa, com grãos integrais, ovo, farinha e água, apresenta menos riscos.
Prefira petiscos próprios para animais

Atualmente existem diversas opções de petiscos feitos especialmente para os pets, que precisam ser consumidos moderadamente, mas ainda sim são mais adequados que os pães. É importante recompensar seu companheiro pelo bom comportamento e durante o adestramento, enquanto ele está aprendendo vários truques, ficando mais comportado.

Os gatos são mais tolerantes

Os gatos costumam gostar de variar o cardápio e são mais tolerantes em relação a ingredientes diferentes. Apesar disso, não é desculpa para deixar de manter a ração, suplementos e produtos naturais. Eventualmente, tente agradar, mas também imponha limites, porque os felinos tendem a ser temperamentais.

Entendendo cachorros e gatos

Compreenda que os seus animais de estimação têm necessidades diferentes das suas e dificilmente sente vontade da mesma forma que você, então saiba conduzir adequadamente uma dieta equilibrada.

Caso você tenha raças diferentes, redobre a atenção para entender se eles conseguem dividir bem o mesmo espaço durante as refeições. O pão em excesso pode causar problemas gastrointestinais, reduzindo a expectativa de vida de várias espécies.

Fonte: Edital Concursos Brasil



Postagem Anterior Próxima Postagem