Pintura de 70 metros de altura colore o Centro de Vitória



Um mural de 70 metros de altura começou a ser pintado em um prédio no Centro de Vitória. A pintura ainda está em andamento, mas já é possível observar parte dos traçados que já deixam a Capital mais colorida.

A iniciativa é do projeto “Espírito Santo terra de encantos”, do coletivo Locomotipo. Ao total, serão 1.600m² de pintura no Edifício Humberto Gobbi, localizado na Avenida Jerônimo Monteiro, uma das principais da cidade. O mural tem ampla possibilidade de visualização, a partir de pontos de vista de curta, média e longa distâncias.

Mural de 70 metros de altura começa a dar cor no Centro de Vitória — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Para a execução do projeto, que deve ser finalizado em três semanas, serão utilizadas quase 40 latas de tinta de 37 cores diferentes.

A proposta é de autoria dos designers Paulo Gustavo dos Santos Caldas, Alexssandro Mello Furtado e Filipe Cock Motta.

"Vamos trazer uma identidade e fomentar também a cultura capixaba. É uma cor a mais, uma vida, um sentimento de pertencimento", disse Paulo.

O designer Alexssandro Mello Furtado disse que a execução da pintura está sendo possível após a contemplação de um edital.

"A gente viu uma oportunidade muito legal de homenagear o nosso Estado, foi aprovado em um edital e aí a gente partiu para a execução", disse Alexssandro.

O edital mencionado pelo designer foi da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) com objetivo de contemplar referências históricas e culturais, como a panela de barro, o café e o beija-flor, que remetem à identidade capixaba, estimulando o sentimento de pertencimento pelo Estado.

Mural deve ficar pronto em três semanas, mas já chama atenção de quem passa pela Capital. — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Curiosidade e admiração

Quem vê o mural, de longe ou de perto, já sente admiração pelos traços. O síndico do prédio onde o projeto está sendo executado, Luiz Carlos, é uma das pessoas que acompanha o trabalho dos artistas diariamente.

"Vamos acompanhando aqui no local, atravessamos a rua para tirar foto. O pessoal está achando muito positivo, muito animador, a valorização do nosso Centro", disse o síndico.

Luiz Carlos, síndico do prédio onde o projeto está sendo realizado, está acompanhando a pintura diariamente. — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Para garantir a segurança dos artistas, todos usam os equipamentos de proteção individual (EPI's).

"Aqui venta muito. Realmente, é preocupante, mas os equipamentos que eles colocaram é de muita segurança", falou Luiz Carlos.

Artistas usam todos os EPI's necessários para pintar mural nas alturas. — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Quem também parou para observar a pintura foi a auxiliar de educação infantil, Raquel Reis.

"A (pintura) representa muito a figura do feminino, o empoderamento de forma positiva dessa desfiadeira. Dessa mulher que nos representa, que faz parte da nossa cultura, está portando sabedoria e conhecimento", disse.

Para a técnica de enfermagem Gleice Coelho, o colorido do painel é uma forma de valorizar o Centro de Vitória.

"Esse mural é maravilhoso. A cidade inteira deveria ser colorida. Cor traz vida e o Centro de Vitória está precisando dessa valorização", disse.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem