Planeta mais parecido com a Terra é descoberto e pode conter vida

Segundo a pesquisa, planeta se encontra em uma zona potencialmente habitável. Foto: Divulgação

Imagina mais um planeta como a Terra e com vida? Cientistas da Nasa e da Bélgica localizaram dois planetas similares ao nosso e bem maiores. E olha que incrível: um deles pode conter vida!

Os planetas são chamados LP 890-9b (que já havia sido avistado antes) e LP 890-9c, também chamado Speculoos-2c, do qual não se tinha muita informação.

Os corpos celestes foram localizados por meio dos telescópios SPECULLOS, instalados no Chile e no arquipélago de Tenerife, na Espanha.

Vida fora da Terra

O segundo planeta encontrado foi o que mais surpreendeu os cientistas. Segundo a pesquisa, ele se encontra em uma zona potencialmente habitável. Sua órbita permite que receba uma quantidade de radiação solar parecida com a da Terra e pode haver água em sua superfície!

“Embora este planeta orbite muito próximo de sua estrela, a uma distância cerca de 10 vezes menor que a de Mercúrio ao redor do nosso Sol, a quantidade de irradiação estelar que ele recebe ainda é baixa e pode permitir a presença de água líquida desde que tenha uma atmosfera suficiente para isso”, explicou Francisco Pozuelos, co-autor do estudo.

Atmosfera

Agora, o próximo passo é estudar a atmosfera do planeta. Os pesquisadores acreditam que o telescópio James Webb possa auxiliar e nos trazer mais respostas desse exoplaneta habitável.

“Trata-se de uma oportunidade única para entender melhor as condições de habitabilidade em torno das estrelas menores e mais frias de nossa vizinhança solar”, disse Laetitia Delrez, astrofísica lider da missão, da Universidade de Liège.

Fonte: Só Notícia Boa


Postagem Anterior Próxima Postagem