Sai ranking dos países mais generosos do mundo, veja colocação do Brasil


Pelo quarto ano seguido, o Brasil subiu no ranking dos países mais generosos do mundo, do World Giving Index (WGI) 2022 - Foto: reprodução / Youtube

Não tem onda de ódio que tire a generosidade do povo brasileiro. Pelo quarto ano seguido, subimos no ranking dos países mais generosos do mundo. O Brasil foi de 54º para o 18ª lugar.

É o que mostra o resultado do World Giving Index (WGI) 2022. O ranking, realizado pela respeitada organização britânica CAF (Charities Aid Foundation) mostra aumento de doações e no voluntariado do brasileiro em 2021.

Os dados comprovam que mais da metade dos brasileiros (56%) já fez ou faz alguma ação solidária. 15% deles realizam atividades por meio de empresas e a grande maioria (58%) promove ações com frequência. E mais: 68% responderam que dedicam mais de 5 horas por mês na prática voluntária.
 
Aumentou a solidariedade

Em 2020, 35% dos brasileiros afirmaram ter praticado algum gesto de solidariedade. Em 2021 esse percentual que subiu para 47%.

Na ajuda a estranhos, o indicador aumentou de 63% para 76%.

Nas doações em dinheiro, o percentual subiu de 26% para 41%.

Já no voluntariado, aumentou de 15% para 25%.

O estudo

O World Giving Index (WGI) 2022 é o mais respeitado estudo que mede a generosidade global. O WGI ouviu quase 2 milhões de pessoas desde 2009.

Este ano o levantamento inclui dados de 119 países, representando mais de 90% da população adulta global.

Ele analisa três quesitos: atos de bondade em relação a desconhecidos doações em dinheiro e ações de voluntariado

E o crescimento brasileiro no ranking aconteceu em todas as categorias de avaliação. O mais expressivo foi na “ajuda a um desconhecido”. Subimos de 36º para o 11º lugar.

O resultado do estudo está sendo lançado durante a 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, encontro que debate o papel do setor privado no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“A generosidade assume diferentes formas ao redor do mundo, e até mesmo suas definições diferem entre as culturas […] A covid-19 afetou mais os mais pobres e vulneráveis do mundo […] No entanto, após dois anos difíceis e com mais desafios que provavelmente virão, continuamos a ver grandes exemplos de generosidade global”, disse Neil Heslop, CEO da Charities Aid Foundation no relatório.

Países mais generosos do mundo

Pelo quinto ano consecutivo, o país mais generoso do mundo é a Indonésia. Lá, 84% das pessoas afirmam ter feito alguma doação em dinheiro em 2021, 63% fizeram o voluntariado e 58% ajudaram pelo menos uma pessoa desconhecida.

Em 2021, os dez países mais generosos do mundo foram:
  • Indonésia
  • Quênia
  • Estados Unidos
  • Austrália
  • Nova Zelândia
  • Mianmar
  • Serra Leoa
  • Canadá
  • Zâmbia e
  • Ucrânia
A Ucrânia, em guerra, subiu do 20º para o 10º lugar e foi o único país europeu entre os dez primeiros.

Fonte: Só Notícia Boa


Postagem Anterior Próxima Postagem