São Mateus completa 478 anos: veja curiosidades da segunda cidade mais velha do ES


A segunda cidade mais antiga do Espírito Santo completa mais um ano nesta quarta-feira (21). São Mateus chega aos 478 anos com bagagem e memória histórica, de suma importância para o desenvolvimento do Norte do Estado.

Reduto de belezas naturais, como praias e rios, São Mateus ainda preserva detalhes que contam a história da cidade, como o porto, as ruínas da Igreja Velha e construções centenárias.

Veja curiosidades sobre a cidade

Berço da escravidão

Foto: Setur ES

Até a segunda metade do século XIX, o Porto de São Mateus era uma das principais portas de entrada de africanos escravizados no Brasil. Por isso, atualmente, São Mateus é considerado o município com a maior população afrodescendente do Estado.

Povoado do Cricaré

A origem do nome remete à visita do padre José de Anchieta à cidade num dia 21 de setembro, data celebrada em homenagem ao Evangelista São Mateus. Antes, o local era chamado de Povoado do Cricaré. A Vila de São Mateus virou Município pelo Ato Provincial de 03 de abril de 1848, mas a celebração ocorre no dia 21 de setembro, início da colonização europeia, em 1544.

43 quilômetros de litoral

Foto: Reprodução

A cidade possui 43 quilômetros de litoral, onde são encontradas as praias do Abricó, Aldeia do Coco, Barra Nova, Bosque, Brejo Velho, Caramujo, Gameleira, Guriri, Campo Grande, Oitizeiro, Ranchinho e Urussuquara, sendo Guriri a mais conhecida delas.

Ruínas de igreja

Foto: Divulgação / Governo

Um dos mais famosos pontos turísticos de São Mateus são as ruínas da Igreja Velha que, ao contrário do que muitos pensam, nunca chegou a funcionar como igreja. A construção começou no início do século XIX, sendo paralisada em 1853.

Feriados

Além de 21 de setembro, dia do aniversário do município, São Mateus também tem como feriado municipal o dia 27 de dezembro, dia de São Benedito. O santo tem grande devoção dos descendentes de escravizados e, por isso, o reconhecimento da cidade.

Catedral

Foto: Divulgação / Diocese São Mateus

São Mateus também é a sede de uma das quatro dioceses católicas do Espírito Santo. A Diocese de São Mateus tem mais de 60 anos de existência e compreende todas as cidades do extremo norte capixaba. Atualmente, o bispo é Dom Paulo Bosi.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem