Chá de gengibre aumenta imunidade, ajuda a emagrecer e previne câncer

Gengibre — Foto: Divulgação

Dias quentes, noites frias. Já reparou em como essa mudança brusca na temperatura tem prejudicado a imunidade das pessoas? E quando isso acontece não demora muito para aquela visita desagradável chamada gripe. A boa notícia, é que dá para driblar esse problema com a ajuda de uma planta medicinal: o gengibre.

Segundo Jannaína Velasques, professora da UFSB (Universidade federal do Sul da Bahia), a raiz atua como antioxidante, anti-inflamatório, tem ação antimicrobiana, tratando problemas como tosse, rouquidão e muco dos pulmões.

"Para utilizar a raiz a seu favor e melhorar a sua imunidade evitando esses sintomas típicos do resfriado, o ideal é preparar um chá que levanta a imunidade e é bem simples de preparar", conta.

Você vai precisar de poucos ingredientes:
  • 5 centímetros da raiz cortada em lascas
  • 1 limão
  • 2 unidades de anis-estrelado
  • 2 ramos de canela
  • 1 colher de açúcar mascavo (ou qualquer outro da sua preferência)
  • 4 xícaras de chá de água fervendo

Preparo:

Primeiro, derreta o açúcar em fogo médio até ele ficar em ponto de calda. Depois, adicione na mesma panela o gengibre em lascas e mexa por alguns segundos. Em seguida, coloque as quatro xícaras de água fervendo na panela e misture lentamente acrescentando o anis-estrelado e a canela. Deixe ferver por cinco minutos em fogo médio. Apague o fogo e finalize espremendo o limão. Sirva ainda quente.

Gengibre melhora problemas digestivos

"Além disso o gengibre é um potente antiespasmódico, ajudando a relaxar os músculos do estômago e combatendo sintomas como má digestão, náuseas e vômitos", destaca.

Gengibre — Foto: Toni Mendes/TG e Ricardo Custódio/TG

Emagrecimento

O gengibre também ajuda no emagrecimento por ser termogênico e acelerar o metabolismo. “Para quem faz dieta para emagrecimento, ele ajuda a queimar calorias de maneira mais eficaz. Mas é importante evitar o consumo em excesso da raiz, já que pode causar diarreia. Mas, de toda forma, a receita acima pode ajudar as pessoas que querem aumentar o gasto calórico", conta.

Ajuda a prevenir o câncer

Ainda de acordo com Velasques, cientistas acreditam que raiz possa ajudar a prevenir o câncer. "Alguns trabalhos apontam previamente que o consumo do gengibre garante uma proteção anticâncer. Mas são trabalhos que ainda estão no início e precisam de mais estudos", finaliza.

Conheça todos os benefícios da raiz

O gengibre possui uma série de propriedades que auxiliam a manter nosso organismo saudável. Confira abaixo quais são e porque são tão importantes pro nosso corpo.
  • Gingerol: principal composto ativo do gengibre, possui atividades anticancerígenas por seu efeito em vias biológicas;
  • Vitamina C: antioxidante, melhora o sistema imunológico e o humor;
  • Vitamina B6 (piridoxina): estimula o metabolismo e a produção de energia, protege os neurônios e produz neurotransmissores;
  • Fósforo: ajuda na digestão e na proteção muscular;
  • Ferro: sua deficiência pode prejudicar a imunidade e provocar anemia;
  • Fósforo: auxilia na proteção muscular e do sistema nervoso;
  • Capsaicina: acelera o metabolismo e contribui para a geração de energia para as células, melhorando o desempenho físico e esportivo.
Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem