
Novembro irá começar com frio intenso e atípico para esta época do ano no Espírito Santo. A queda brusca das temperaturas ocorrerá devido à passagem de uma frente fria seguida de uma forte massa de ar de origem polar.
A meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim, explica que a previsão é que os capixabas tenham frequentemente dias de chuvas fortes e com muitas nuvens.
"A passagem das frentes frias combinada com a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, vai gerar áreas de instabilidade sobre o Espírito Santo", disse.
De acordo com a Climatempo, a circulação de ventos sobre o território brasileiro vai forçar uma maior concentração de umidade no Norte da Região Sudeste.
"O corredor de umidade e calor que vem do Norte do Brasil tende a ficar orientado para o Norte da Região Sudeste. A persistência desta circulação vai facilitar a formação das áreas de chuva no decorrer do mês. As frentes frias ajudam a reforçar as áreas de instabilidade", explicou Josélia.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por sua vez, afirma que o Sul do Estado vai registrar baixas temperaturas devido a entrada de massas de ar frio que poderão favorecer a ocorrência de geadas tardias, principalmente nos primeiros dias do mês ou persistência de dias chuvosos.
Segundo a meteorologista da Climatempo, a temperatura ficará baixa por causa do excesso de nuvens e de chuva e, por isso, o Espírito Santo terá menos calor durante o mês.
De acordo com cálculos do Inmet, para o período de 1991 a 2020, a média de chuva em novembro fica entre 200 e 260 milímetros no Estado. Veja a média em algumas cidades:
- Vitória: 234 milímetros
- São Mateus: 230 milímetros
- Muniz Freire: 209 milímetros
- Boa Esperança: 215 milímetros
- Santa Teresa: 248 milímetros
Frente fria influencia no clima no início do mês
Já na terça-feira (1º), o Espírito Santo recebe uma frente fria, que causará o aumento de nuvens fortes e pancadas de chuva e raios. De acordo com a Climatempo, o segundo dia do mês ainda pode ser instável, mas a chuva diminuirá no terceiro dia.
"Novembro se inicia com uma intensa frente fria que vai avançar sobre o Brasil trazendo chuva e uma queda de temperatura bastante fora do comum para esta época do ano", disse Josélia Pegorim.
A meteorologista acredita que as frentes frias devem vir, em geral, da Antártica, como é comum, e avançar até o Sudeste. "Uma estimativa é que cinco frentes frias passem pelo Espírito Santo", contou.
Ela explica que as frentes frias e convergências de ventos vão facilitar a formação de áreas de instabilidade. "Não se descarta a possibilidade de formação do fenômeno ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), que é típico do verão no Brasil, mas que já poderá se manifestar em novembro", comenta.
Durante a ZCAS temos vários dias consecutivos de chuva persistente, com eventos de chuva volumosa. Este fenômeno, se ocorrer, terá influência em todo o Estado.
Fonte: Folha Vitória