Febre maculosa: veja em quais municípios do ES já foram confirmados casos da doença


O município de Colatina, localizado na região Norte do Espírito Santo, registrou a primeira morte em decorrência de febre maculosa, Carlos de Souza Melo, de 66 anos, teve complicações da doença. O óbito foi comunicado nesta sexta-feira (14), por meio das redes sociais.

Já na quinta (13), Aracruz, registrou primeiro caso da doença. O paciente é um adolescente de 16 anos que apresentou sintomas como febre e manchas na pele. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Aracruz, por meio da secretaria de Saúde (Semsa).

De acordo com a Semsa, o local provável de infecção do caso confirmado fica na Zona Rural de Vila do Riacho. Neste ano, cinco casos de febre maculosa já foram notificados no município, sendo este, o primeiro confirmado. Os demais estão sendo monitorados em domicílio.

Ao todo no Espírito Santo, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em 2022, foram registrados 10 casos de febre maculosa, sendo 6 óbitos. Os outros 4 pacientes se recuperaram.

Veja os casos registrados em 2022:

Óbitos
Itapemirim (03)
Mimoso do Sul (01)
Vila Pavão (01)
Colatina (01)

Recuperados
Afonso Cláudio (01)
Cachoeiro de Itapemirim (01)
Nova Venécia (02)

A secretaria de Saúde informou ainda que, os casos de febre maculosa, são registrados em praticamente todas as regiões do Estado, sendo a maioria dos casos seguindo a sazonalidade do carrapato Amblyomma sculptum (carrapato estrela), entre os meses de junho a novembro.

Em caso de suspeita da doença a notificação é realizada pela vigilância municipal ou pelo serviço de saúde que atende o paciente. Após isso, uma amostra de material é enviada para análise no Lacen/ES para a confirmação.

Trabalho em conjunto

Para conter o avanço de casos, medidas de orientações e cuidados à população vêm sendo adotadas. Um exemplo são as ações educativas para que as pessoas evitem frequentar espaços onde há suspeitas da presença de animais que possam ter carrapatos que transmitem a doença.

Uma nota de alerta aos profissionais da saúde, sobre sintomas, tratamento da febre maculosa foi divulgada pela secretaria para ajudar nas ações

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem