Ovos chocados no mercado: especialista explica por que acontece e que não há risco


Pesquisador da Embrapa diz que erros dos produtores podem levar o ovo fecundado às prateleiras dos mercados, mas a diferença entre esses ovos é apenas comercial. Entenda também como é a produção de ovo.


Codornas nascem em prateleira de mercado em Campo Maior

Ovos fertilizados como os que geraram o nascimento de quatro codornas em supermercado do Piauí podem chegar aos consumidores por conta de descuidos na produção e às vezes acabam eclodindo por causa de condições do ambiente.

As normas do setor não autorizam que esses ovos com embrião, chamados de galados, sejam comercializados nos supermercados. Mas quando isso acontece não há qualquer risco aos consumidores.

É o que explica o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Elsio Figueiredo, especialista na produção de suínos e aves.

"É comum. Se você mantiver macho junto com fêmea [na produção] vai ter ovos fertilizados e, com essa temperatura que tem aí na região, é bem fácil de eclodir esse pintinho", explica, sobre o episódio no Piauí.

Cuidados na produção

Esses episódios podem ser evitados com um cuidado maior dos produtores, que às vezes não diferenciam os machos das fêmeas e dessa forma correm o risco de enviar ovos fecundados aos supermercados.

"As pessoas têm que prestar muita atenção porque os machinhos são um pouco menores que as fêmeas", relata.

Ele acrescenta que a maioria dos produtores de ovos não fertilizados compra apenas fêmeas, que não dependem dos machos para botar ovos sem embriões.

A liberdade que se dá (ou não) às galinhas no processo de chocar é que determina o tipo de ovo, seja ele de granja, caipira, galado ou orgânico.

ENTENDA ABAIXO:
Tipos de ovos são definidos pela criação das galinhas — Foto: Arte/G1

Qual a diferença do ovo fertilizado?

Os ovos fertilizados não têm diferença nutritiva ou sanitária dos ovos comerciais.

O que os difere é o público-alvo, explica o pesquisador. O ovo que se encontra nos supermercados é um produto que não deve estar fertilizado.

Já o ovo fertilizado é direcionado para a venda à indústria na produção de bolacha, pão, massa, entre outros produtos. Esse produto também é fundamental para o teste de vacinas.

"Tem umas normativas para proteger o mercado de que as empresas que incubam ovos para fazer frango de corte, quando está sobrando ovo fertilizado, não coloquem à venda como se fosse o ovo de mesa", conclui Elsio Figueiredo.


Codornas nascem em prateleira de mercado após ovos eclodirem por alta temperatura no Piauí — Foto: Arquivo Pessoal


Codornas nascem em prateleira de mercado após ovos eclodirem por alta temperatura no Piauí — Foto: Arquivo Pessoal

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem