Padrasto e enteada negros são alvo de ataques na internet após vídeo com trajes da Oktoberfest

Prefeito da cidade repudiou e classificou os comentários como racistas; vítima diz que fará boletim de ocorrência.

Mensagens foram divulgadas em um vídeo — Foto: Reprodução/Redes Sociais/@hildebrandtmario

Um homem de 44 anos e a enteada dele, de 12 anos, ambos negros, foram vítimas de racismo após aparecerem em um vídeo nas redes sociais vestindo trajes germânicos para participar da Oktoberfest. A maior festa alemã das Américas ocorre em Blumenau, no Vale do Itajaí, desde a última semana.

Morador da cidade, Márcio Souza Correa disse ao g1 SC que fará um boletim de ocorrências nesta terça-feira (11) por conta dos ataques.

Abaixo do vídeo publicado em uma rede social, perfis comentaram: "também tá tendo aí na Bahia", "algo de errado não está certo", "achei que ia só branco", "a festa é no Nordeste também".

No vídeo publicado no domingo (9) pela companheira do morador, Márcio e a adolescente mostram os trajes típicos para celebrar a festa em uma transição de roupas. Eles aparecem no meio da festa que celebra a cultura alemã e que já recebeu mais de 120 mil visitantes desde o início, em 5 de outubro.

O prefeito da cidade emitiu um comunicado condenando os comentários (leia mais abaixo). Após a repercussão, os dois também receberam mensagens de apoio.

"Ficou lindo mostrando que em toda a região tem pessoas de várias origens que todos merecem ser tratados iguais", escreveu um perfil.

Servidor público na Defesa Civil da cidade e natural de Blumenau, Márcio afirma que sempre participou da Oktoberfest como folião ou trabalhando.

Além disso, diz sempre assistir aos desfiles que ocorrem na Rua XV de Novembro junto com a família. "A festa me pertence. Sempre fui, sempre vou e sempre irei", disse.

"Eu sou nascido e criado aqui. Sempre participei e trabalhei na festa. Estava até comentando com amigos que nunca passei por nada assim na festa, nunca aconteceu isso comigo", disse.

Além do boletim de ocorrências, o morador ainda estuda se irá entrar com algum outro processo por conta dos comentários na rede social.

Procurado pelo g1 SC nesta terça, o delegado responsável pela Polícia Civil da cidade informou que não tinha conhecimento de boletins de ocorrência sobre o caso.

Nota de repúdio

A organização da Oktoberfest de Blumenau divulgou uma nota de repúdio referente ao caso. Confira abaixo na íntegra:

A Organização da 37ª Oktoberfest repudia qualquer tipo de discriminação seja por raça, gênero, orientação sexual, religião, ideologia, origem étnica ou diversidade. Acreditamos ainda que a festa seja um lugar de confraternização, alegria e respeito, que não tem cor.

Comentários racistas aconteceram no domingo, após a postagem de um vídeo no tiktok, onde o rapaz junto com sua enteada, postaram um vídeo (antes/depois), com o traje da Oktoberfest e eles na festa. Por conta de serem negros, várias comentários racistas como “A Oktober não é lugar deles” “Estão comemorando a oktoberfest porque? Vocês não são descendentes de alemão” estavam na publicação.

A Organização da festa destaca que a Oktoberfest está aberta aos turistas e visitantes, buscando receber todos da melhor maneira possível. Com isso, atitudes racistas ou de qualquer outra natureza discriminatória não são bem-vindas e devem ser punidas dentro da lei.

Prefeito se manifesta

Nas redes sociais, o prefeito Mário Hildebrandt afirmou em um comunicado que a festa "não tem cor e é para todos". Repudiou também os "comentários racistas sobre a cor de sua pele e questionamentos maldosos sobre a participação deles".

O prefeito publicou um vídeo ao lado da filha, que ele diz também já ter sido vítima de racismo.

"Todos são bem-vindos e a mistura de raças e cores é o que torna nossa festa e nossa cidade ainda mais bonita! Não ao preconceito, não ao racismo e sim a tradição, a cultura, a festa, a alegria e ao retorno da nossa amada Oktoberfest", escreveu o gestor.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem