Saiba quem é Marujo, traficante que comanda grupo envolvido em ataques a ônibus

Fernando Ferreira Pimenta, o Marujo, está foragido desde 2017 e comanda a cúpula do Primeiro Comando de Vitória (PCV)
 
Os incêndios a ônibus do Transcol, que aconteceram nesta terça-feira (11), em Vitória, estão ligados à morte do jovem Jonathan Candida Cardoso, 26 anos, apontado pela Polícia Militar como o segurança do traficante Fernando Ferreira Pimenta, o Marujo, considerado um dos traficantes mais perigosos e procurados pela Justiça no Espírito Santo. Segundo os agentes, Cardoso foi morto durante um confronto. Já Marujo permanece foragido.

Os ataques foram reivindicados pelo Primeiro Comando de Vitória (PCV), organização criminosa que atua e aterroriza comunidades do Bairro da Penha, Bonfim, São Benedito, Consolação, Gurigica e Itararé.

O PCV vive da venda de entorpecentes e também do tráfico de armas. O poder bélico alimenta a guerra e possibilita a conquista de novos territórios fora da capital.

Entre os seus líderes está Marujo. Segundo o delegado Marcelo Cavalcanti, o traficante é o mentor do chamado conselho administrativo do PCV.

Cavalcanti participou da Operação Sicário, em que foram evidenciadas a ligação do grupo capixaba ao Comando Vermelho (CV), uma das maiores facções criminosas do país atuante no Rio de Janeiro.

"Ele é o criminoso mais procurado do Estado e chefia o Bairro da Penha, o Bonfim e deve satisfação a Carlos Alberto Furtado, fundador do PCV, diretamente, e a ninguém mais. A gente sabe que ele é o responsável por gerir não só a parte financeira, mas também a parte de compra de armas, drogas e captação de 'soldados do crime'", explicou em agosto, durante entrevista à TV Vitória.

Marujo é descrito pela Polícia Civil como um criminoso perigoso, detentor de uma longa ficha criminal.

Ele é considerado foragido desde 2017 e tem cinco mandados de prisão em aberto envolvendo homicídio qualificado, tráfico de drogas, associação ao tráfico e organização criminosa. 

Em abril de 2022, a Polícia Civil fez buscas na casa do pai de Marujo, em Bairro da Penha, em Vitória, e encontrou um esconderijo na residência - Foto: Reprodução

Em abril deste ano, policiais realizaram buscas na casa do pai de Marujo, no Bairro da Penha. Encontraram um esconderijo no imóvel.

Durante a operação, o próprio traficante fez uma chamada de vídeo para os familiares, querendo conversar com o delegado Cavalcanti. O oficial não quis atender.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem