ALERTA: Nova Venécia e região recebem novos avisos de acumulado e de chuvas intensas

Mapa de risco divulgado pelo Inmet – Foto: Reprodução/Inmet

Um novo alerta laranja de perigo de acumulado de chuva foi emitido nesta quinta-feira (17), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para 12 cidades do Espírito Santo. Há também alerta de perigo potencial de chuvas intensas para 19 cidades capixabas. Os alertas são válidos até às 10h desta sexta-feira (18).

Nos 12 municípios em que há perigo de acumulado de chuva, pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 mm/dia a 100mm/dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

O instituto orienta que a população dessas áreas, se possível, desligue aparelhos eletrônicos e quadro geral de energia. Além de observar a alteração nas encostas não enfrentar o mau tempo. Em caso de situação de inundação, a recomendação do Inmet é que o cidadão proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

Confira as cidades com perigo de acumulado de chuva:

1. Boa Esperança

2. Conceição da Barra

3. Ecoporanga

4. Jaguaré

5. Montanha

6. Mucurici

7. Nova Venécia

8. Pedro Canário

9. Pinheiros

10. Ponto Belo

11. São Mateus

12. Vila Pavão

Chuvas intensas

Em 19 cidades do Noroeste e do litoral norte capixaba, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50mm/dia. Os ventos intensos podem chegar a 60km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O instituto orienta que a população dessas áreas evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, em caso de rajadas de vento. O Inmet também recomenda evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Confira as cidades com perigo potencial de chuvas intensas:

1. Água Doce do Norte

2. Águia Branca

3. Alto Rio Novo

4. Barra de São Francisco

5. Colatina

6. Ecoporanga

7. Governador Lindenberg

8. Jaguaré

9. Linhares

10. Mantenópolis

11. Nova Venécia

12. Pancas

13. Rio Bananal

14. São Domingos do Norte

15. São Gabriel da Palha

16. São Mateus

17. Sooretama

18. Vila Pavão

19. Vila Valério

Para mais informações, a recomendação do Inmet é que a população procure a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: Inmet / G1


Postagem Anterior Próxima Postagem