Arma do pai policial, confissão, planejamento: o que se sabe sobre o atirador de 16 anos que atacou escolas em Aracruz

Imagens da câmera de segurança mostram momento em que o atirador chega à instituição armado Reprodução

Autor de atentados que deixaram três pessoas mortas e outras 13 feridas em duas escolas de Aracruz (ES), nesta sexta-feira (25), o atirador tem 16 anos e, após ter sido apreendido, não apenas confessou o crime à polícia, como disse que planejava os ataques há 2 anos. A motivação ainda é investigada. O governador capixaba Renato Casagrande, em coletiva de imprensa realizada na Escola Primo Bitti, local onde jovem estudou e foi palco, poucas horas antes, de um dos ataques, esclareceu alguns dos detalhes que já foram apurados sobre o crime. Veja o que se sabe.

Como o crime aconteceu?

Por volta das 9h50, o adolescente, armado, vestindo uma farda camuflada e com o rosto coberto, arrombou o cadeado do portão da escola pública Primo Bitti e foi direto à sala dos professores, onde atirou em professoras. Duas morreram. Depois, ele voltou ao carro e se dirigiu ao segundo colégio, particular, onde também disparou contra quem via pela frente. Uma menina de 11 anos morreu. Ao todo, 11 pessoas ficaram feridas. Ele, então, fugiu com o carro, que estava com a placa encoberta por fitas. Ele seria capturado horas depois.

Onde ele conseguiu a arma?

O garoto usou uma arma que pertence ao pai, que é tenente da Polícia Militar do Espírito Santo. De acordo com as autoridades policiais, ele e a mãe colaboraram para que o filho se entregasse.

Ele confessou o crime?

Sim. Ao ser apreendido em casa, o garoto confirmou que realizou os ataques. Disse, também, que planejava o crime há 2 anos, ou seja, quando tinha apenas 14 anos. A polícia ainda investiga a motivação.

Quem são os mortos?

As vítimas são duas professoras, baleadas na escola pública, cenário do primeiro ataque, e uma criança de apenas 11 anos, atingida no segundo colégio, particular. Os nomes não foram divulgados.

E o carro?

Após o crime, o atirador entrou no carro, um Renault Duster dourado, visto por várias testemunhas, e fugiu. A polícia agora já sabe que ele voltou para casa para devolver o veículo, que pertence ao pai. O automóvel chegou a ser apreendido no momento em que o rapaz foi apreendido.

Carro que teria sido usado pelo atirador de Aracruz (ES) — Foto: Arquivo pessoal

Ele era ex-aluno de alguma das ecolas atacadas?

Durante a coletiva de imprensa, o secretário de Educação revelou que o atirador era ex-aluno da escola estadual Primo Bitti. Os pais teriam pedido transferência do rapaz este ano, mas o motivo para esta decisão ainda será esclarecido pelas autoridades.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem