ASSISTA: Maior preguiça já vista no Parque Nacional da Tijuca é registrada em vídeo

Monitores fotografaram a maior preguiça já registrada no Parque Nacional da Tijuca — Foto: Divulgação

Uma preguiça-comum com cerca de 80 centímetros foi encontrada no Parque Nacional da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Monitores ambientais dizem que esta é a maior preguiça já avistada no local. 

A especialista em ecologia de estrada e professora doutora na Universidade Veiga de Almeida Cecília Bueno acredita que a preguiça esteja grávida.

“Este lindo exemplar é a maior preguiça-comum já vista pela equipe do parque até hoje. Pelas imagens, identificamos que é uma fêmea e, para nossa surpresa, ela pode estar grávida, já que estamos na época reprodutiva desta espécie", disse.

A professora explica ainda que a preguiça encontrada tem, aproximadamente, o tamanho máximo que a espécie Bradypus variegatus pode atingir.

“O tamanho desses animais varia de 42 a 80 centímetros de comprimento total do corpo. O peso do indivíduo adulto varia de 2,25 kg a 6,3 kg, e esta fêmea deve estar com pelo menos 6 kg”, afirmou.

As estimativas feitas por Cecília Bueno vão ao encontro dos relatos dos monitores do parque que viram a cena ao vivo.

“Ficamos impressionados. Ela era realmente grande, a maior que já vi. Pra nós, ela parecia ter o dobro do tamanho das preguiças que estamos acostumadas a ver”, conta Flávio Deveza, um dos monitores que gravou a preguiça descendo pelos galhos das árvores.

Segundo a administração do parque, o avistamento indica que a fauna está conseguindo suprir as necessidades do animal nas florestas locais. Isso quer dizer que a região da mata onde essa espécie vive está saudável, sendo conservada e oferece nutrientes diversos para os animais.

O chefe do Parque Nacional da Tijuca, Eduardo Frederico, disse que um registro como esse desperta o interesse científico pela biodiversidade da unidade de conservação.

“Uma das riquezas do parque é ser um laboratório a céu aberto, onde os pesquisadores parceiros têm a oportunidade de encontrar espécies da fauna e da flora surpreendentes."



Bicho-preguiça

Mamífero, o bicho-preguiça é um dos animais mais comuns do Parque Nacional da Tijuca.

Atualmente, existem seis espécies de preguiças identificadas. As que vivem no parque são popularmente conhecidas como preguiça-comum. Esta espécie habita regiões de florestas e é encontrada em países como o Brasil, Peru, Venezuela e Nicarágua.

Confira, a seguir, algumas curiosidades gerais sobre as preguiças:
  • Se alimentam de folhas como, por exemplo, as de embaúba e as figueiras;
  • Dormem aproximadamente 20 horas por dia e são excelentes nadadoras;
  • Têm pelagem em tom marrom-esverdeado devido à presença de organismos clorofilados, como algas verdes e cianobactérias, que vivem em simbiose com essa espécie;
  • Descem das árvores para fazer necessidades fisiológicas (o que pode acontecer uma vez por semana) ou para ir para outra árvore;
  • Não alimente e nem dê de beber às preguiças. Se avistar algum animal machucado dentro de uma unidade de conservação, procure por um funcionário do parque e leve-o até o local, para que o animal seja tratado de maneira adequada.
Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem