Brasileiras que acusaram Yasmin Brunet de tráfico humano são presas nos EUA

Família acreditava que jovem do Sul de MG estava desaparecida. Nomes das três brasileiras estão no sistema de detentos do Condado de Cumberland, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Influencers Katiuscia Torres, Desirrê Freitas e a mineira Letícia Maia; nomes das brasileiras aparecem em lista de detidos nos EUA — Foto: Reprodução/redes sociais

Os nomes da mineira Letícia Maia, que acusou Yasmin Brunet de tráfico de pessoas, e das influencers Katiuscia Torres e Desirrê Freitas estão em uma lista de pessoas detidas no Condado de Cumberland, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. O motivo das prisões ainda não foi divulgado. O g1 tenta contato com o Itamaraty e aguarda retorno.

A história de Letícia Maia, de 21 anos, ganhou repercussão nas redes sociais, em outubro, após ela publicar um vídeo dizendo que havia fugido de um cativeiro nos EUA, mas que a amiga e influenciadora Desirrê Freitas continuava no local.

Letícia estava morando nos Estados Unidos desde 2019, quando viajou para o país para participar de um intercâmbio. A família dela, que é de Perdões, no Sul de Minas, acreditava que a jovem estava desaparecida. O último contato presencial que os pais tiveram com ela foi em abril deste ano.

Na internet, Letícia aparecia trabalhando nos Estados Unidos com a influenciadora e coach Kat Torres.

Os pais da menina acreditam que Leticia foi aliciada a integrar uma seita comandada por Kat Torres que, supostamente, incentivaria que meninas brasileiras fossem para os Estados Unidos. A família acredita ainda que a jovem estava sendo ameaçada pela coach.

No vídeo que ganhou repercussão, Letícia também acusou a atriz e modelo Yasmin Brunet de tráfico humano, sem qualquer prova. Yasmin prestou queixa contra a jovem por calúnia, difamação e ameaça em uma delegacia de São Paulo.

A relação de Yasmin com a história teria começado após a modelo comentar em lives feitas por Letícia sobre o direito que a jovem tinha de ficar em silêncio sobre os supostos abusos que teria sofrido.

Depois dos comentários de Yasmin Brunet, Kat Torres passou a criticar a modelo, e Letícia acusou Yasmin de comandar um esquema de prostituição nos Estados Unidos.

O g1 listou pontos da investigação e de depoimentos da família de Letícia. Role a página ou clique no menu a seguir para saber mais:
  1. Investigação sobre desaparecimento
  2. Último contato com a família
  3. Jovem carinhosa e sonho de morar nos EUA
  4. Contato com a influencer Kat Torres
  5. Suspeita de aliciamento
  6. Vídeo e falas desconexas
  7. Desaparecimento descartado
  8. Lista de pessoas presas nos EUA
Investigação sobre desaparecimento

O caso das brasileiras é investigado pela Polícia Civil desde quando a família de Letícia dizia acreditar que ela estava desaparecida. De acordo com a família, ela estaria sendo mantida em cárcere privado por Kat Torres, nos EUA. A Polícia Civil descartou, no fim de outubro, esta possibilidade.

Segundo a polícia, a hipótese foi descartada após as primeiras investigações sobre o desaparecimento, do contato com a Polícia Federal e das imagens publicadas pela própria jovem nas redes sociais.

No mesmo dia em que o desaparecimento foi descartado pela polícia, a modelo e atriz Yasmin Brunet prestou queixa contra a jovem por calúnia, difamação e ameaça em uma delegacia de São Paulo.

Yasmin Brunet afirmou que tomou as "medidas cabíveis" diante das acusações recebidas — Foto: Reprodução; e Anderson Colombo/TV Globo

Último contato com a família

A família de Letícia contou à polícia que a jovem esteve em Perdões no dia 28 de abril. Segundo os pais, eles se encontraram com ela na rodoviária, e a jovem não revelou de onde tinha vindo. A família afirmou que Letícia disse apenas que estava a trabalho e precisava de documentos que estavam na casa deles.

Os pais também contaram que foram tratados de maneira muito fria e que ela não aceitou dormir em casa, se hospedando em um hotel. Daí em diante, após ser deixada no hotel, os pais contam que não tiveram mais notícias da filha.

O casal, então, registrou um boletim de ocorrência informando o desaparecimento de Letícia, em agosto. No começo de setembro, os pais da jovem souberam que a filha deixou o Brasil em um voo, em 14 de maio, com destino ao Aeroporto Internacional de Houston (EUA), conforme ofício da PF.

Jovem carinhosa e sonho de morar nos EUA

Uma jovem carinhosa e apegada à família, mas que se distanciou aos poucos por influência de uma coach brasileira que mora nos Estados Unidos. É assim que os pais de Letícia definem a filha.

Conforme informações prestadas para a polícia, os pais de Letícia contam que a jovem foi criada em uma família unida e sempre foi carinhosa.

Talentosa, fazia aulas de música, tocava flauta e gostava de fazer maquiagem em suas amigas. Chegou a montar um pequeno negócio de doces por encomenda e os vendia em um carrinho personalizado, aos fins de semana, na praça da cidade.

Ainda segundo os pais, ela sempre teve o sonho de ir para os Estados Unidos e, aos 16 anos, ganhou uma viagem para a Disney, para onde foi com um irmão.

Em maio de 2019, ela viajou novamente para o país por meio de um programa de intercâmbio, onde foi morar com uma família e trabalhar como babá.

Os pais também relatam que, quando a jovem se instalou nos Estados Unidos, ela ligava com frequência e relatava que estava gostando da nova etapa da vida.

Letícia Maia Alvarenga, de 21 anos, de Perdões (MG), em foto de arquivo — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Contato com a influencer Kat Torres

Os pais contam que, tempos depois, descobriram que Letícia fazia consultas com a coach brasileira Katiuscia, conhecida como Kat Torres.

Nascida em Belém (PA), Katiuscia Torres Soares tem 29 anos e, em site oficial, se descreve como Life Coach com mais de 1 mil clientes pelo mundo todo, das mais diversas crenças, classes sociais e exigências. Ela também diz ser escritora, atriz e comediante.

No site oficial, a coach promete "estratégias" de evolução espiritual, na carreira, nas finanças e nos relacionamentos, com planos que variam de R$ 73 (mensal) a R$ 700 (anual).

A família de Letícia disse para a polícia que todo o dinheiro que a jovem ganhava era gasto com Kat Torres em seu site e que, aos poucos, aquela Letícia carinhosa foi se distanciando da família e dos amigos.

Os pais relataram ainda que, em postagens pelas redes sociais, Kat Torres começou a mencionar o nome de Letícia. As duas também apareciam em vídeos juntas, e Kat chegou a citar que Letícia era sua assistente.

A influenciadora Kat Torres, acusada pelos pais de Letícia de ter aliciado a jovem — Foto: Reprodução Redes Sociais

Suspeita de aliciamento

Os pais disseram que existiam vários documentos, fotos e vídeos que comprovam que Letícia estava junto da influenciadora Kat Torres, que supostamente teria uma seita que incentivaria meninas brasileiras a irem para os Estados Unidos.

Os pais de Letícia dizem ainda que há indícios que existem outras meninas brasileiras nessa suposta seita e que já entraram em contato com os pais de outra jovem, que estaria com ela.

O g1 entrou em contato com a influenciadora Kat Torres pelos endereços de e-mail divulgados no site oficial da coach, mas não recebeu retorno.

Vídeo e falas desconexas

Em vídeo divulgado no dia 18 de outubro, Letícia Maia se apresentava abatida, com olheiras e falas desconexas, dizendo que conseguiu fugir de um cativeiro. Foi nesta gravação que ela acusou a modelo Yasmin Brunet.

"Gente, eu quero a ajuda de vocês. Eu estou tentando falar e vocês não estão acreditando. Por favor, a Desirrê está em perigo. A Yasmin Brunet ainda está com ela lá, eu consegui sair do cativeiro, mas a Desirrê continua lá. Eu vou tentar salvar, eu vou tentar arriscar a minha vida por ela", diz Letícia no vídeo.

A relação de Yasmin Brunet com a história teria começado após a modelo e atriz comentar em lives, feitas pela própria Letícia, sobre o direito que a jovem tinha de ficar em silêncio sobre supostos abusos que teria sofrido.

Nas redes sociais, Letícia acusou o pai de ter abusado sexualmente dela quando tinha 15 anos. Ele negou o crime em depoimento à polícia.

Depois disso, Kat Torres criticou a modelo nas redes sociais, e Letícia passou a acusar Yasmin de comandar um esquema de prostituição nos Estados Unidos.

Em publicação em seu perfil, Yasmin Brunet disse que já havia acionado advogados e não comentaria mais sobre o caso.

A jovem Letícia Maia Alvarenga, de 21 anos, de Perdões (MG), em imagens de antes e agora após vídeo divulgado — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Desaparecimento descartado

A Polícia Civil informou no dia 26 de outubro que descartou a possibilidade de desaparecimento de Letícia Maia Alvarenga. Segundo a polícia, a hipótese foi descartada após as primeiras diligências da denúncia do desaparecimento, do contato com a Polícia Federal e das imagens publicadas pela própria jovem nas redes sociais.

A polícia também informou que segue com a apuração de uma denúncia feita pela jovem de que teria sido abusada sexualmente pelo pai quando tinha 15 anos. Conforme a polícia, sobre essa denúncia, já foram ouvidos os pais da jovem e testemunhas.

Lista de pessoas presas nos EUA

Letícia Maia, Katiuscia Torres e Desirrê Freitas foram incluídas na lista de pessoas detidas no Condado de Cumberland, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Todas elas foram incluídas entre os detentos, conforme o registro oficial, na quarta-feira (2).

O motivo da prisão das três não consta na lista e não foi divulgado até o momento. O g1 entrou em contato com o Itamaraty, que acompanha o caso das brasileiras desde o início. Nenhuma resposta sobre o caso foi enviada à reportagem até a última atualização. A família de Letícia também foi procurada, mas também não retornou.

A prisão das três foi citada por Yasmin Brunet nas redes sociais nesta quinta-feira (3).

“Ela já foi presa nos Estados Unidos! Vem para o Brasil que a justiça está só esperando você chegar!”, escreveu a modelo como legenda em um vídeo.

Fonte: G1

Postagem Anterior Próxima Postagem