'Caixa misteriosa' de material emborrachado é encontrada em praia

Desde 2018, objetos semelhantes são encontrados em praias da região Nordeste. Segundo pesquisadores, os outros eram fardos de borracha de navios nazistas.

Caixa na Praia de Casa Caiada, em Olinda — Foto: Reprodução/WhatsApp

Uma caixa de material emborrachado foi encontrada na orla de Olinda, na manhã desta sexta-feira (18), e deixou moradores curiosos. O objeto foi achado na Praia de Casa Caiada, nas imediações da Rua Joana D'Arc Sampaio, perto do Flat Quatro Rodas.

A caixa foi encontrada uma semana depois que um objeto semelhante foi achado na Praia de Maria Farinha, em Paulista, no Grande Recife.

O material é semelhante ao que aparece em diversas praias da região Nordeste desde 2018. De acordo com pesquisadores, trata-se de fardos de borracha de navios nazistas naufragados na 2ª Guerra Mundial.

Quem encontrou a caixa foi a professora e advogada Ângela Arcoverde, que mora em um prédio em frente ao local do aparecimento. Ela disse que notou a presença do objeto por volta das 5h30, quando se arrumava para ir para o trabalho.

"Eu abri a janela e tinha umas pessoas caminhando próximo à caixa e alguns cachorros, também. Os animais estavam cheirando e até tirando pedaços. Acho perigoso, porque ela tem um cheiro ruim, como se fosse de peixe estragado", afirmou a professora.

Imagens feitas por Ângela Arcoverde e enviadas ao WhatsApp da TV Globo mostram a caixa, que tem pequenos crustáceos agarrados a ela. Isso, segundo pesquisadores, indica que o material está há muito tempo no mar.

A Secretaria Executiva de Serviços Públicos de Olinda foi ao local e afirmou, em nota, que o material super-resistente pesa cerca de 70 quilos. A caixa foi recolhida e "deve ser encaminhada para análise técnica do material pela Secretaria de Meio Ambiente", para depois ser levada a um aterro sanitário.

Cachorros em volta de 'caixa misteriosa' em Olinda — Foto: Reprodução/WhatsApp

Hipóteses

Estudos revelaram que os fardos surgidos em praias são provenientes de navios nazistas naufragados na década de 1940, durante a 2ª Guerra Mundial.

Um primeiro estudo, feito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), apontou que as caixas vinham do navio SS Rio Grande, que utilizava nome brasileiro para se disfarçar dos inimigos de guerra e era carregado com esses fardos de borracha. Ele foi afundado por forças aéreas dos Estados Unidos.

Outro estudo da UFC, feito em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), descobriu que outras caixas tinham origem diferente, proveniente do navio MV Weserland. Ele foi naufragado pelo destróier USS Sommers, da Marinha americana, em janeiro de 1944, poucos dias após o navio SS Rio Grande ter tido o mesmo destino: o fundo do Oceano Atlântico.

Fonte: G1

Postagem Anterior Próxima Postagem