Copa do Mundo: casos de infarto podem aumentar em até 8%; veja 7 dicas para se cuidar


Nesta quinta-feira (24), às 16h, a seleção Brasileira estreia na Copa do Mundo que acontece no Catar contra o time da Sérvia. Junto com ela, o teste para saber se os torcedores estão com a saúde do coração em dia.

Segundo um estudo realizado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), em 2013, os casos de infarto aumentavam entre 4% e 8% em dias de jogos da Copa.

O motivo: as fortes emoções vividas pelos torcedores fervorosos desencadeadas ao longo das partidas. Entre as sensações, tensão, angústia, palpitação, falta de ar, ansiedade e nervosismo, que segundo especialistas, podem se tornar gatilhos para emergências cardíacas.

Procurar manter a calma

Segundo o médico cardiologista Lucas Cirilo Fernandes, que atua na Clínica Censo, em Parauapebas, no Pará, manter-se calmo durante os jogos é fundamental para reduzir as chances de problemas com o coração.

“Os jogos da seleção deixam muitos torcedores à flor da pele. É comum o relato de pessoas que passam mal durante as partidas. A ansiedade pela vitória, e em alguns momentos, a angústia pela derrota, podem provocar estresse emocional”, explica.

Alguns sinais podem indicar que algo não vai bem com o coração e por esse motivo, é importante conhecê-los. “Se ficar muito ansioso, suando, com dor no peito, coração acelerado, boca seca, mãos frias, náuseas, ânsia de vômito, fique atento, pois pode ser uma arritmia”, orienta o cardiologista.

Porém, caso os sintomas continuem e junto a eles surja dor de cabeça, alterações na fala e fraqueza muscular, por exemplo, Lucas orienta procurar um Pronto Socorro.

Vale ressaltar que pessoas com doenças cardiovasculares ou histórico familiar também deve aumentar o cuidado com as emoções.

Veja alguns cuidados que podem ajudar a proteger o coração

1- Antes da partida, procure fazer refeições leves. Opte por alimentos saudáveis;

2- Evite alimentos ultraprocessados, como refrigerante e salgadinhos;

3- Prefira frutas. Elas auxiliam no controle da ansiedade;

4- Evite o consumo de bebida alcoólica, mas para quem não abre mão, a dica é se manter hidratado;

5- Procure manter a calma. A ansiedade e o nervosismo podem ser gatilhos para emergências do coração;

6- Evite tomar bebidas com cafeína, pois elas são estimulantes e podem acelerar o coração;

7- Não misture bebida alcoólica com energético, pois é fator que predispõe arritmias;

Atenção

Um boa dica também é caso perceba que está muito agitado, com o coração e a respiração acelerados, levante-se, respire fundo, faça uma pausa, saia de perto da televisão e beba água.

Fonte: Folha Vitória



Postagem Anterior Próxima Postagem