Empresária que xingou nordestinos é indiciada por racismo e xenofobia


A empresária Eliziane Santos Neves, 40 anos, de Cariacica, foi indiciada pelo crime de racismo, com ataques xenofóbicos, após publicar nas redes sociais um vídeo xingando e proferindo palavras de ódio aos nordestinos, no último dia 30 de outubro.

O indiciamento foi realizado pelo 16º Distrito de Polícia, da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), e encaminhado ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES), na última terça-feira (08).

Na prática, ser indiciado significa que a autoridade policial, após investigação, vê que há indícios suficientes de que um suspeito tenha praticado determinado crime.

O vídeo foi postado após o resultado do segundo turno das eleições presidenciais, neste domingo, que deu a vitória para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os insultos viralizaram nesta terça-feira (01).

“Parabéns, bando de passa-fome do Nordeste”, ela começa dizendo. Ao fundo do vídeo, é possível ver uma piscina e uma bandeira do Brasil estendida.

Após ser acionada, a Polícia Civil encaminhou o caso, com caráter de urgência, à Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), que determinou a apuração pelo 16º Distrito Policial.

“A empresária compareceu à delegacia e, durante os depoimentos, confessou que gravou o vídeo, mas não soube alegar o motivo. Ela disse ainda que havia consumido muita bebida alcoólica, que toma remédio controlado e acordou no outro dia não se lembrando de nada”, conta a titular do 16º Distrito Policial, delegada Argentina Leopoldina da Silva Neta Armantrout.

Ainda durante o depoimento, Eliziane informou que estava arrependida e que em sua página de Instagram publicou, após os fatos, um pedido de desculpas.

Entretanto, com a necessidade de reprimir condutas que imprimem delitos envolvendo práticas de intolerância, discriminação, preconceito, racismo e o discurso de ódio, a fim de preservar a ordem pública e a dignidade da condição humana, o inquérito policial sobre o caso foi concluído.

A autora foi indiciada pelo crime previsto no Artigo 20, parágrafo 2, da lei 7.716/89 (racismo, com ataques xenofóbicos, praticados em redes sociais). O inquérito foi encaminhado, nessa quarta-feira (09) ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES) para apreciação.

Entenda o caso

A empresária Eliziane Santos Neves, moradora de Cariacica, após o resultado do segundo turno das eleições presidenciais no domingo, 30 de outubro, gravou um vídeo revoltada com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela creditou ao voto do povo do Nordestino e passou a xingar e ofender os nordestinos.

No vídeo, ela prossegue provocando, dizendo para os nordestinos não aparecerem no Sudeste para vender redes, se referindo a vendedores ambulantes e artesãos, depreciando a atividade.

“Continuem aí nas cidades de vocês, não venham para cá não, bando de miseráveis, pobres da casa do ....(palavrão). Continuem no Nordeste de vocês. Bando de cabeça chata do ....(palavrão). Continuem aí onde vocês estão, está bom? Fiquem aí. Não venham para cá, não. Não venham para o Sudeste vender as redes de vocês, não. Bando de pobres Passa-fome. Vai depender de Bolsa Família para o resto da vida. Vocês gostam sabe de quê? De esmola. Vocês não gostam de carteira de trabalho. Vocês não gostam de trabalhar, não, desgraça”, disse Eliziane.

Em seguida, ela comentou a respeito de uma viagem que fará para o Nordeste no final do ano, nas suas férias. Segundo ela, “os nordestinos” irão servi-la nos bares e pedir esmolas enquanto ela “curte”.

“Final do ano eu vou para o Nordeste passar férias e sabe quem é que vai me atender? Vocês, numa mesa de bar. Entenderam, amores? Sabe quem é que vai esmolar quando eu passar com o meu carro? Vocês, seu bando de (palavrão). Vocês que vão esmolar nas praias que eu vou sair do Sudeste para curtir. Sabem por quê? Porque vocês merecem. Vocês merecem pedir esmola, como sempre. Está bom? Nós vamos sair daqui, vamos curtir como turistas e vocês como pedintes”, concluiu.

O vídeo viralizou a partir de 01 de novembro.

“Parabéns, bando de passa-fome do Nordeste”, ela começa dizendo. Ao fundo do vídeo, é possível ver uma piscina e uma bandeira do Brasil estendida.

Com a repercussão negativa do vídeo nas redes sociais, ela fechou sua conta no Instagram e publicou um pedido de desculpas por escrito. Segundo a empresária, ela havia bebido e havia falado “mil idiotices”.
Empresária disse que bebeu muito em pedido de desculpas

Eliziane postou um pedido de desculpas, onde coloca a culpa na "cachaça". Disse que morou na Bahia durante toda a infância e tem parentes que ainda moram lá.

Confira abaixo o pedido de desculpas na íntegra:

Foto: Reprodução redes sociais


O que diz a empresária

A reportagem não conseguiu contato com a empresária. O espaço segue aberto para manifestação.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem