Expert lista 10 chás anti-inflamatórios que realmente funcionam

Getty Images

Quando consumidos com moderação e dentro de uma dieta saudável, os chás podem ser grandes aliados do bem-estar. Há aqueles que ajudam no emagrecimento, os que mantêm as taxas de gordura em dia e, até mesmo, os capazes de diminuir ou evitar inflamações.

Se a sua ideia é investir em infusões anti-inflamatórias, a nutricionista Thaiz Brito, do Metrópoles, recomenda o consumo de opções que sejam ricas em nutrientes e antioxidantes.

“Eles atuam diretamente na redução dos radicais livres, moléculas que estão associadas ao envelhecimento precoce, aumento da inflamação e até ao surgimento de câncer. Investir em chás naturais e especiarias é uma forma prática e eficiente de nutrir o organismo. Além desses benefícios, eles ainda podem ajudar no controle do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares”, diz.

Reprodução/Getty Images

Chás têm diversas funções benéficas ao organismo

Ela, no entanto, alerta que não é por fazerem bem que eles podem ser tomados indiscriminadamente.

“Esses chás também podem conter cafeína, não sendo indicado para gestantes, pessoas que sofrem de problemas gástricos ou lactantes. Busque orientações com um especialista”, diz.

Veja 10 alternativas aprovadas pela expert em alimentação:

1 – Chá-verde
O chá-verde contém catequinas e flavonoides, que protegem contra a ação dos radicais livres.

2 – Chá-preto
Muito usado na medicina tradicional chinesa e na ayurveda, esse chá tem propriedades regenerativas.

3 – Chá de gengibre
O gengibre contém substâncias que ajudam a controlar dores e inflamações. A ciência já comprovou o benefício dessa infusão no controle de algumas doenças, como artrite reumatoide.

4 – Chá de açafrão
Da mesma família do gengibre, o açafrão-da-terra também ajuda a controlar dores e é um aliado da saúde do coração.

5 – Chá de camomila
É considerado uma “aspirina” herbal devido à capacidade de diminuir inchaços, dor de cabeça e outros sintomas incômodos. Ele também colabora no combate de infecções bacterianas na pele, lábios e no trato respiratório.

6 – Chá rooibos
Poderosa, essa infusão controla insônia, dor de cabeça, ansiedade, irritabilidade e dores estomacais.

7 – Chá de rosa mosqueta
Repleto de substâncias anti-inflamatórias, esse chá é ótimo para combater até mesmo a acne.

8 – Chá de urtiga
É ideal para controlar dores musculares. Ele tem ingredientes naturais potentes e perfeitos para acabar com incômodos gerados no esporte ou por esforço físico excessivo, por exemplo.

9 – Chá de hortelã-pimenta
Antiviral e antibacteriano, é ótimo para tratar inflamações do trato respiratório e congestões nasais.

10 – Chimarrão
Isso mesmo! O brasileiríssimo chimarrão, se consumido com moderação, contém antioxidantes e aminoácidos fundamentais para o bom funcionamento do corpo.

Sobre a especialista

Nutricionista formada pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduada em nutrição clínica esportiva. Trabalha com atendimento clínico nutricional há quatro anos e é colunista do Metrópoles em assuntos sobre alimentação e sua correlação com saúde e bem-estar.

Fonte: Metrópoles


Postagem Anterior Próxima Postagem