Hospitais servem lanches em verde e amarelo para animar pacientes nos jogos do Brasil na Copa

Os hospitais prepararam comidinhas especiais e temáticas para animar os pacientes durante a Copa - Foto: divulgação

O amor pelo futebol está no sangue dos brasileiros e, justamente por isso, dois hospitais de Curitiba (PR) serviram lanches especiais para animar os pacientes e criar o clima da Copa do Mundo nos leitos.

Eles criaram um cardápio temático, colorido com as cores da seleção, seguindo as orientações de nutricionistas, e estão servindo aos pacientes nos dias dos jogos do Brasil. Os corredores dos hospitais também foram todos decorados de verde e amarelo para provocar o clima festivo da torcida pelo hexa dentro das instituições.

“Nos dias de jogos do Brasil teremos cardápios diferenciados, focados no verde e amarelo. Tudo pensado para mandar boas energias durante os jogos e garantir uma boa experiência para os pacientes e colaboradores”, contou a coordenadora de nutrição dos hospitais, Patrícia Conter Lara Prehs, em entrevista ao Só Notícia Boa.

Torcida organizada…e humanizada

Levar um pouco de acolhimento, por meio da alimentação, é uma forma de minimizar a distância de casa e deixar o período de internamento mais leve nos hospitais.

Para tornar o projeto possível, os hospitais Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru reuniram nutricionistas e todo o time da cozinha e da copa para organizarem o menu especial para os dias de jogos.

Já no primeiro jogo do Brasil contra a Sérvia, 82 pacientes receberam nos quartos lanches e refeições mantendo orientações médicas, considerando os tratamentos que são seguidos durante o internamento.

Foram comidinhas gostosas como gelatina, pipoca, pudim e beijinho nas cores verde e amarela, além de sanduíches decorados com a bandeirinha brasileira.

“A atuação do nutricionista nesse contexto é essencial para identificar quais preparações podem ser ofertadas, de acordo com a prescrição médica de cada dieta e possíveis restrições alimentares do paciente, com opções saborosas, balanceadas e exclusivas de acordo com cada realidade”, disse a nutricionista.

Tudo pensado para deixar o momento da alimentação mais leve e divertido.

Comemoração especial

E não é somente na Copa que essas ações acontecem. Como não é possível entrar com comida de fora nos hospitais – para garantir a dieta prescrita – é comum que o pessoal da cozinha reproduza pratos com memórias afetivas para cada paciente seguindo as receitas indicadas por eles.

Foi o caso do engenheiro Sérgio Halfeld, de 50 anos, que está internado e não queria deixar de comemorar os 19 anos de namoro e 15 anos de casados. Ele costuma comer uma pizza com a esposa na data e achou que este ano seria impossível.

Com a receita em mãos, a nutricionista do hospital colocou a mão na massa e garantiu o jantar especial do casal, que tem dois filhos, um de 14 e outro de 9 anos.

“Ter um familiar nessa situação é tão complicado e esses mimos que recebemos, que deixam a casa da gente mais próxima, faz toda a diferença tanto na recuperação do Sérgio quanto no lado emotivo, de eu conseguir voltar pra casa e passar mais segurança para os meus filhos sobre o tratamento que está sendo realizado”, agradeceu a esposa Tatiana Halfeld.

Os pacientes receberam pipoca verde e amarela para curtirem o jogo da seleção – Foto: divulgação

Sérgio conseguiu comemorar os 19 anos de namoro com a esposa Tatiana no hospital com cardápio especial – Foto: divulgação

Fonte: Só Notícia Boa


Postagem Anterior Próxima Postagem