Liberado novo possível valor do salário mínimo de 2023, veja


Muito tem se falado neste final do ano sobre o reajuste do salário mínimo de 2023. Isso porque, desde 2019 o piso nacional não tem um ganho real para os trabalhadores, onde ocorre apenas uma compensação com base nos avanços da inflação para que o brasileiro não perca o poder de compra.

Contudo, um dos movimentos do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva estava atrelado ao reajuste do salário mínimo para o ano que vem, com um ganho real aos brasileiros e não só uma compensação da inflação acumulada nos 12 meses anteriores.

Dessa forma, o coordenador do governo Lula para o Orçamento do ano que vem, o senador eleito Wellington Dias (PT-PI), informou nesta última quarta que a previsão da nova gestão é garantir um ganho acima da inflação, de 1,3 ou 1,4% para o salário mínimo em 2023.

“Há esse compromisso de no primeiro ano implementar a regra da média do PIB dos últimos 5 anos [para o reajuste do salário mínimo]. Como houve queda [do PIB em 2020], provavelmente vai ficar em um patamar de 1,3% a 1,4% de ganho real no primeiro ano”, informou Dias em entrevista à GloboNews.

Fórmula de cálculo do salário mínimo

O novo governo de Lula pretende corrigir o salário mínimo através de uma fórmula baseada no PIB (Produto Interno Bruto) — que reflete a soma de riquezas produzidas no país — de dois anos anteriores; mais a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Essa fórmula de cálculo foi usada até 2019 quando o governo reajustou pela última vez o salário dos brasileiros com ganhos reais superiores à inflação.

Dessa forma, a partir de 2020 essa fórmula de cálculo mudou e desde então a correção do salário mínimo leva apenas o INPC como referencial de reajuste, o que traz apenas uma compensação da inflação sem qualquer ganho real para os brasileiros.

Novo valor do salário mínimo de 2023

Com base nas alegações do coordenador do governo Lula para o Orçamento, o senador Wellington Dias e a previsão do salário mínimo do governo de Jair Bolsonaro para o Orçamento do ano que vem, que considera apenas a inflação, já é possível identificar uma previsão real do piso nacional de 2023.

Conforme indicador do projeto de Orçamento enviado pelo governo de Bolsonaro, onde a expectativa é que o salário mínimo de 2023 fique em R$ 1.302 considerando apenas o INPC, mais a compensação do PIB em 1,3% a 1,4%, o novo piso nacional de 2023 deve chegar em torno dos R$ 1.320.

Fonte: Jornal Contábil


Postagem Anterior Próxima Postagem