OLHEIRAS: como prevenir e tratar efetivamente a condição


Cremes ou procedimentos? Especialista indica os melhores tratamentos


Aparência cansada, escurecimento das pálpebras inferiores e falta de jovialidade são características típicas das olheiras, fatores de incômodo em quem as sofrem. Mas afinal, é possível evitá-las ou tratá-las efetivamente e, de uma vez por todas, deixar de ser refém dos corretivos?

Antes de responder à pergunta, Luann Lôbo, dermatologista e diretor do núcleo de tricologia e corporal da Human Clinic, uma das clínicas pioneiras em estética e bem-estar no Brasil, destaca os tipos de olheiras e suas causas, fatores determinantes para o tratamento e prevenção. Segundo ele, a condição pode ser provocada por uma ou mais alterações: anatômicas, pigmentares ou vasculares. “Pode haver, ainda, predisposição genética para a formação de olheiras, especialmente no subtipo pigmentar”, completa.

Infelizmente, “nem todas as formas de olheiras são passíveis de prevenção”. Entretanto, o especialista orienta manter uma rotina de sono adequado, hidratação, alimentação saudável e fotoproteção — hábitos que agem na prevenção de alguns subtipos.

Tratamento para olheiras


Felizmente, alguns procedimentos estéticos podem atuar no tratamento de olheiras. Entre as opções, Luann lista: preenchimento com ácido hialurônico, lasers, radiofrequências, peelings e fios.

“Para o subtipo anatômico, preenchimento e fios são muito bem-vindos. Lasers abordam bem os subtipos pigmentar/vascular”, informa o médico, esclarecendo que a “duração desses tratamentos depende de diversos fatores, inclusive das condições gerais de saúde da paciente” e, geralmente, os protocolos requerem manutenção anual.

É importante destacar que os procedimentos demandam avaliação individual e devem ser sempre realizados por profissionais capacitados.

Por fim, Luann informa que produtos de aplicação tópica para a área dos olhos, comumente de venda livre, apenas complementam os procedimentos de consultório, visto que “não agem intensamente na pele como as tecnologias ou os tratamentos injetáveis”. Contudo, “são opções interessantes para a manutenção da hidratação e da anti-oxidação local. Além disso, peles ainda jovens e sem grandes alterações inestéticas podem ser bem manejadas apenas com tal uso.”

Fonte: IstoÉ


Postagem Anterior Próxima Postagem