Operação do MP prende 10 advogados suspeitos de envolvimento com facção criminosa

Operações TIES mira em advogados suspeitos de integrarem organização criminosa no ES — Foto: MPES/Divulgação

Dez advogados suspeitos de envolvimento com uma facção criminosa de Vitória foram presos na manhã desta sexta-feira (4), em uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Espírito Santo (MPES). Os alvos são suspeitos de atuarem como mensageiros entre lideranças de uma organização criminosa de Vitória.

A investigação apontou que os advogados "se utilizam indevidamente de prerrogativas da advocacia para atuar na transmissão de mensagens ilícitas entre integrantes da facção criminosa da capital".

De acordo com o MPES, ficou constatado que esses advogados viabilizam a manutenção do poder e gestão de lideranças de grupos criminosos em relação ao tráfico de entorpecentes, aquisição e porte de armamentos e munição, execução e planejamento de crimes de homicídio.

A denúncia foi recebida pela Justiça, que decretou a prisão preventiva dos avogados e determinou a suspensão do exercício de advocacia dos denunciados.

"Dentre os crimes imputados estão os de integrar organização criminosa e tráfico de drogas. Os autos tramitam perante a 1ª Vara Criminal de Viana", informou o MPES.

A operação contou com o apoio de 22 policiais, que cumpriram os mandados de prisão preventiva. Representantes da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES) também acompanharam as diligências.

Em março deste ano, o MP cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão em Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha, Viana e Guarapari. Os mandados de busca e apreensão estavam relacionados a cinco advogados.

Os nomes dos presos não foram divulgados. Até a última atualização desta reportagem, um dos 11 advogados com mandado de prisão em aberto estava foragido.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem