ORGULHO! Atletas capixabas ganham medalhas em diversas competições internacionais


Diversos atletas capixabas contemplados pelo programa Compete Esportivo, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), medalharam em campeonatos internacionais nos últimos dias. As conquistas vieram no Jiu-Jitsu e Kung Fu, além da vitória da Seleção Brasileira de Vôlei Sentado no Campeonato Mundial da modalidade, que contou com a participação da capixaba Luiza Fiorese.

O atleta Davi Camponez venceu o Campeonato Mundial World Young Jiu-Jitsu Championship, que teve início no dia 13 de novembro e foi finalizado nessa terça-feira (14). O atleta de treze anos competiu na modalidade infanto-juvenil de até 50kg e trouxe a medalha de ouro para o Estado.

Davi Camponez é de Vila Velha e já participou de diversas competições esportivas no jiu-jitsu, como o Pan-americano, o Campeonato Brasileiro e o Sul-Americano. O competidor, que pratica o esporte desde os quatro anos de idade, comentou sobre o campeonato em Abu Dhabi.

“Foi um ano inteiro de preparação para o mundial, lutei com foco e ganhei o ouro. O Compete Esportivo abriu as portas para que eu pudesse vir para Abu Dhabi. Com certeza, eu não teria conseguido competir o mundial sem a ajuda do Governo do Estado”, disse.

No Kung Fu, os atletas Rafael Lima e Stallony Maycon conquistaram três medalhas no 3° Campeonato Sul-americano de Kung Fu, na Argentina. Rafael Lima trouxe a medalha de ouro nas modalidades de sanda e shuaijiao, enquanto Stallony Maycon levou a medalha de prata no wushu shuaijiao.

As passagens para a participação dos três atletas nos campeonatos foram adquiridas pela Sesport, por meio do programa Compete Esportivo, que custeia as passagens aéreas para atletas e paratletas capixabas, com o objetivo de incentivar o esporte. 

Vôlei sentado

No vôlei sentado, veio outra grande conquista. A capixaba Luiza Fiorese, que integra a Seleção Brasileira da modalidade, ajudou o Brasil a se sagrar, pela primeira vez, campeão mundial no esporte.

A vitória na final aconteceu contra a equipe dos Estados Unidos, por 3 sets a 0, e terminou com cinco vitórias em cinco partidas. Com o título, o Brasil garantiu vaga nas Paralimpíadas de Paris, em 2024.

 O time se prepara para a final do mundial, que será nesta sexta-feira (18) e valerá uma vaga para os Jogos de Paris 2024. A equipe feminina já foi medalhista de bronze nas duas últimas edições de Jogos Paralímpicos (Rio 2016 e Tóquio 2020). 

Compete esportivo

O Compete Esportivo é um programa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), que custeia passagens de avião para atletas e paratletas capixabas de alto rendimento que disputam competições nacionais e internacionais.

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem