PGR decide pelo arquivamento de denúncia falsa contra o Governador Casagrande


Em maio deste ano, o prefeito de Vitória fez um discurso numa escola de Jardim Camburi em que acusou Casagrande e o Governo de fraude em licitação, o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, ao analisar documentos, constatou falta de indícios de irregularidades.


O governador reeleito Renato Casagrande (PSB) afirmou na manhã desta terça-feira (29/11) ter recebido com naturalidade a decisão da Procuradoria-Geral da República pelo arquivamento de uma denúncia de supostas fraudes em licitações feita pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos). Durante inauguração de Escola, em maio deste ano, Pazolini gravou um vídeo e postou em suas redes sociais, acusando o Governo do Espírito Santo de favorecer empresas em pregões em troca de liberação de recursos para municípios.

A Procuradoria-Geral do Estado, enviou na época, ofício ao prefeito para que ele apresentasse as “provas” de suas denúncias. No entanto, Pazolini não cumpriu a determinação, alegando que teria entregue as “provas” ao superintendente Regional da Polícia Federal no Estado, delegado Eugênio Ricas. Por sua vez, Ricas encaminhou os “documentos” ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, onde governadores de Estados têm prerrogativa de foro.

Todavia, o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, ao analisar os documentos, constatou falta de indícios de irregularidades. Na conclusão de sua decisão, o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos fez a seguinte manifestação, conforme Notícia de Fato número 1.17.000.000865/2022-37: 

“Embora a presente Representação relata a suposta existência de um esquema criminoso para o direcionamento em licitações em troca de liberação de recursos financeiros a municípios do Estado do Espírito Santo, não há, no presente feito, qualquer elemento que evidencie, neste momento, a participação do Governador dessa unidade federativa, ou de outra pessoa que detém prerrogativa de foro no STJ, nos fatos narrados”.

Na manhã desta terça-feira (29/11), depois de participar do Lançamento da Aceleração do Programa SEEDES (Startup e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo), no Palácio Anchieta, o governador Renato Casagrande concedeu entrevista exclusiva ao Blog do Elimar Côrtes e comentou sobre a decisão:

“Recebo com naturalidade essa decisão. Eu já sabia e todos que me conhecem sabem que eu não trato de nenhum assunto imundo. Na minha vida pública, objetivo é aplicar boas políticas públicas. Uma fala (do prefeito de Vitória) que não teve nenhuma base na realidade. Portanto, vejo com naturalidade a decisão da PGR”.

Com informações do Blog Elimar Côrtes


Postagem Anterior Próxima Postagem