PITOHUI-ENCAPUZADO: 6 fatos sobre o pássaro venenoso

O Pitohui Encapuzado se alimenta de besouros venenosos. (Fonte: Indie 88 / Reprodução)


Quando falamos de animais venenosos, o mais comum é pensarmos em cobras, aranhas, escorpiões e outros animais famosos por isso. Porém, existem mamíferos e até pássaros tóxicos na natureza. Conheça um pouco mais sobre um dos representantes venenosos das aves abaixo.

1. De onde vem o seu veneno?

O veneno dos pitohuis-encapuzados vem da sua dieta baseada em um tipo específico de besouro que possui toxinas. O curioso é que esses mesmos besouros são os responsáveis pelo veneno de sapos que habitam a América Central e do Sul e são considerados os animais mais venenosos do planeta.

2. Qual toxina está presente no seu veneno e o que ela causa?

O composto responsável pelo veneno do pitohui é a batracotoxina. Essa substância é um alcaloide extremamente venenoso que se instala nas penas, na pele e nas caspas da ave.

Transmitida através do toque, essa toxina causa formigamento, dormência, queimação, lacrimejamento e crises de espirros. Em altas doses, esse veneno pode levar à paralisia, parada cardíaca e até à morte, porém, como os pitohuis são pássaros pequenos, os sintomas de contato com eles costumam ser leves.

3. Onde eles são encontrados?

Os Pitohuis são nativos da Papua-NovaGuiné. (Fonte: Indie 88 / Reprodução)

Os pitohuis-encapuzados são nativos da ilha de Papua-Nova Guiné e habitam as florestas tropicais da região.

4. Como descobriram que ele é venenoso?

Esses pássaros já eram conhecidos dos nativos da ilha de Papua-Nova Guiné há muito tempo, mas a sua natureza tóxica só foi descoberta no final de 1980. O pesquisador Jack Dumbacher estudava o comportamento de acasalamento de aves da ilha e alguns pitohuis ficaram presos às redes de neblina instaladas por ele. Quando o pesquisador foi soltá-los, suas mãos começaram a arder e a ficarem dormentes.

Além disso, um dos pássaros cortou um dedo de Jack com o bico e o ferimento ardia muito mais do que o normal. O pesquisador levou a mão à boca para estancar o sangue do ferimento até conseguir fazer um curativo, então percebeu que sua boca também começou a formigar, queimar e a ficar dormente. Mais tarde, ao analisar amostras das penas do animal em laboratório, os pesquisadores encontraram a batracotoxina nelas.

5. Como os pássaros sobrevivem a um veneno tão potente?

Considerando que as toxinas presentes no pitohui estão nas suas penas e até na própria pele, os cientistas estão tentando entender como esses animais não se envenenam com o próprio veneno. Ainda não há uma resposta para isso, mas o biofísico Daniel Minor, da Universidade da Califórnia, conduziu experimentos que apontam que essas aves possuem uma proteína que funcionaria como uma esponja de tal toxina. Assim, mesmo entrando em contato com o próprio veneno, os pitohuis conseguem filtrá-lo.

6. Existem outros pássaros venenosos?

Sim, apesar de o pitohui-encapuzado ter sido o primeiro pássaro venenoso descoberto pela ciência, há pelo menos 10 outras espécies que também apresentam veneno. Dentre elas estão o ifrit-de-capa-azul e o little shrikethrush, que também são encontrados na Papua-Nova Guiné.

O Ifrit de capa azul também é venenoso. (Fonte: Passaros.org / Reprodução)

Fonte: Mega Curioso


Postagem Anterior Próxima Postagem