Propaganda enganosa: empresa de consórcio de carros vira alvo da polícia no ES


Uma operação de combate à propaganda enganosa na venda de consórcios foi realizada nesta quinta-feira (03), pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon).

Durante a ação, seis pessoas foram detidas e material foi apreendido.

Segundo informações da Polícia Civil, a ação cumpriu mandados de busca e apreensão em uma empresa que induzia o consumidor a erro, por meio de anúncios de venda de veículos em site e rede social, prometendo entrega em 7 dias, sem efetivamente entregar o automóvel.

As investigações da Decon foram iniciadas a partir de denúncias de consumidores, indicando que a empresa induzia os clientes ao erro, por meio de propagandas enganosas.

Segundo o delegado titular da Decon, Eduardo Passamani, quando os clientes iam até a loja, os criminosos mudavam o discurso e afirmavam que os automóveis não existiam.

"Eles falavam que teriam financiamento, evitam consórcio e induzem o consumidor a assinar um contrato, que no final é um consórcio ou de intermediação para uma carta de consórcio", descreve o delegado.

Além disso, após a validação do contrato, os vendedores impossibilitavam a desistência do negócio e prometiam que o produto seria entregue em 7 dias, mas, na prática, isso não acontecia.

Durante as investigações, foi descoberto que, até o momento, seis pessoas formalizaram a denúncia. Entretanto, pode haver mais pessoas lesadas, já que a empresa também aplicava golpes na Bahia e, só no Espírito Santo, já mudou de nome pelo menos três vezes.

O delegado orienta que o consumidor deve guardar provas do anúncio e, principalmente, estranhar quando a empresa não disponibilizar o bem.

As investigações continuam e outras empresas suspeitas também já foram investigadas.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem