Qual é o dia da semana com mais acidentes de trânsito?

(Fonte: Quatro Rodas)

s dias em que mais se registram acidentes de trânsito talvez não seja surpreenda muita gente: sexta-feira, em primeiro lugar, seguida pelo sábado. Ou seja, os dias em que as pessoas mais saem de casa para relaxar ou ir a festas, e muitas vezes acabam ingerindo álcool e provocando problemas no trânsito.

Segundo estudo feito pela empresa Zignet, em parceria com a Unicamp, a partir de dados governamentais provindos das secretarias de trânsito, do DETRAN e do IBGE, sexta e sábado são seguidos em número de incidentes pela segunda-feira, em terceiro lugar. Já o dia que menos registra acidentes é o domingo (quando se diminui a circulação de carros nas ruas). Vejamos, a seguir, mais informações constatadas pela pesquisa.


Por que os acidentes são mais frequentes nestes dias?

Segundo Anna Maria Garcia Prediger, instrutora na área de trânsito, a questão é comportamental. “Sexta-feira é o dia de início da folga da maioria das pessoas. É nesse dia que o pessoal relaxa e que também ocorrem os encontros sociais, a balada, o happy hour, o barzinho, etc. Esse 'relaxamento' por si só já pode provocar a perda de atenção e do foco no trânsito”, disse em entrevista ao Portal do Trânsito.

Imagina-se que todo mundo tenha ciência de que é proibido beber álcool e dirigir. Ainda assim, muitos brasileiros não respeitam a regra. “Essa droga, além de lícita, é altamente social, e nas rodas de amigos, acaba sendo quase uma exigência que todos a consumam. E muitas pessoas acabam bebendo, mesmo sabendo que é proibido para a condução de um veículo, por conta dessa pressão social”, explica.

Outros fatores sobre os acidentes de trânsito no Brasil

A pesquisa da Zignet traz mais dados referentes aos acidentes de trânsito no Brasil. Há, por exemplo, os dados demográficos: a maioria dos acidentes ocorre com homens. A quantidade de acidentes registrados com a participação deles é sempre maior do que entre mulheres, independente de qual seja a faixa etária.

Mas, se formos olhar à idade, há outro dado relevante. Os acidentes são mais frequentes com pessoas entre a faixa de 18 a 24 anos e entre 40 e 49 anos, independente de qual seja o gênero.

Já no que envolve os tipos de veículos, algumas categorias têm maior prevalência. A maioria dos acidentes ocorre com automóveis (mais de 600 mil). Em seguida, vem as motocicletas (mais de 200 mil) e, por fim, caminhonetes (cerca de 100 mil). Já entre os tipos de acidentes, o mais comum é a colisão (traseira e lateral). Mas há um grande número de acidentes cuja natureza não foi informada no registro da ocorrência.

Sobre a gravidade dos acidentes, a maioria das notificações (mais de 600 mil) não informa sobre isso. Na sequência, aparecem acidentes sem feridos (629 mil ocorrências), seguidos de feridos com lesões leves (cerca de 222 mil), lesões graves (cerca de 80 mil) e os que causaram óbitos (cerca de 20 mil).

Fonte: Mega Curioso


Postagem Anterior Próxima Postagem