Refugiado iraniano que inspirou o filme 'O Terminal' morre no aeroporto

Nesta foto de arquivo de 11 de agosto de 2004, Mehran Karimi Nasseri está entre seus pertences no Terminal 1 do Aeroporto Roissy Charles De Gaulle, ao norte de Paris — Foto: AP/Michel Euler

Mehran Karimi Nasseri, um refugiado político iraniano que viveu por mais de 18 anos no aeroporto Roissy-Charles de Gaulle de Paris e inspirou o diretor Steven Spielberg para o filme “O Terminal”, morreu neste sábado (12). A informação foi divulgada pela AFP, que obteve a confirmação com uma fonte do aeroporto.

Mehran Karimi Nasseri morreu de morte natural, pouco antes do meio-dia deste sábado no terminal 2F, disse a fonte à AFP. Depois de ter gasto grande parte do dinheiro arrecadado com o filme, ele voltou por algumas semanas ao aeroporto, acrescentou a mesma fonte. Vários milhares de euros foram encontrados com ele.

Nascido em 1945 em Masjed Soleiman, na província iraniana do Cuzestão, Mehran Karimi Nasseri, conhecido como "Sir Alfred", fixou residência em Roissy, ao norte de Paris, em novembro de 1988, após uma longa viagem - à procura de sua mãe - que o havia levado para Londres, Berlim e mesmo Amsterdã. A cada vez, ele foi expulso pelas autoridades, por não poder apresentar documentos.

Familiarizado com o aeroporto Roissy-Charles de Gaulle

Em 1999, o homem obteve o status de refugiado na França e uma autorização de residência. Em Roissy, ele conheceu o pessoal do aeroporto e se tornou uma figura emblemática, tendo sido objeto de inúmeras reportagens de veículos de rádio e televisão franceses e estrangeiros, antes da consagração cinematográfica.

Em 2004, o astro americano Tom Hanks interpretou um personagem inspirado em Nasseri no filme “O Terminal”, dirigido por Steven Spielberg. Depois do filme, ele teria morado em um albergue em Paris.

O roteiro do longa-metragem foi escrito por Sacha Gervasi e Jeff Nathanson. O filme conta a história de um homem preso num terminal de aeroporto por ter sua entrada nos Estados Unidos negada e por não poder retornar ao seu país de origem, a fictícia Krakozhia, devido a uma revolução.

Tom Hanks em cena do filme 'O Terminal', em que interpreta um personagem inspirado no refugiado iraniano Mehran Karimi Nasseri — Foto: Reprodução

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem