Richarlison será o quarto capixaba a disputar a Copa do Mundo; confira os outros nomes

O atacante capixaba foi um dos 26 convocados pelo técnico Tite para o Mundial do Catar, que começa no dia 20

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O atacante capixaba Richarlison está entre os 26 jogadores convocados para representar a Seleção Brasileira em campo nos jogos da Copa do Mundo deste ano, que começa no próximo dia 20 no Catar. Esta será a primeira vez do jogador em um Mundial.

Assim, o jogador se tornou mais um jogador natural do Espírito Santo a disputar uma Copa do Mundo, que conta com uma lista seleta de outros três atletas, além do "Pombo".

Confira a lista dos outros jogadores capixabas que vestiram a amarelinha em uma Copa do Mundo.

JOSÉ FONTANA - Foto: Divulgação

O primeiro capixaba a disputar um Mundial com a camisa da Seleção Brasileira foi também o único a conseguir o feito de conquistar um título com a Canarinho. Trata-se do zagueiro José de Anchieta Fontana, conhecido apenas como Fontana.

Natural de Santa Teresa, região serrana do Espírito Santo, o defensor jogou por Vitória-ES e Rio Branco no futebol capixaba, além de Vasco e Cruzeiro, onde teve destaque a ponto de ser convocado para disputar a Copa do Mundo de 1970 pela Seleção Brasileira.

No time que ficou conhecido como "Esquadrão", Fontana fez parte do elenco que teve grandes nomes como Pelé, Jairzinho, Gerson, Rivelino e Carlos Alberto Torres, campeão mundial sobre a Itália, na Copa do México. Em 1980, o capixaba faleceu vítima de um infarto aos 39 anos.

CARLOS GERMANO - Foto: Reprodução/Instagram/Carlos Germano

Um dos grandes ídolos do Vasco da Gama, o goleiro Carlos Germano foi um dos nomes da posição no Brasil durante a década de 1990. Nascido em Domingos Martins, o arqueiro passou a frequentar a Seleção Brasileira em 1990, sendo convocado para defender a Canarinho na Copa do Mundo de 1998, na França, para ser reserva imediato de Taffarel.

Durante a campanha brasileira, Germano não chegou a atuar nenhuma partida, visto a ótima fase vivida pelo titular campeão do mundo em 1994. Do banco, acompanhou a derrota por 3 a 0 para a França na decisão, que deixou o Brasil com o vice-campeonato.

MAXWELL - Foto: Rafael Ribeiro / CBF

O último capixaba até então a vestir a camisa da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo foi o lateral-esquerdo Maxwell. O jogador foi revelado pelo Cruzeiro em 2000, mas um ano depois logo seguiu para o futebol europeu, onde atuou por Ajax, Inter de Milão, Barcelona e Paris Saint-Germain.

Natural de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, Maxwell foi convocado pela primeira vez para a Seleção em 2004. Porém, dez anos depois foi quando teve a oportunidade de representar a Canarinho em uma Copa do Mundo, disputada justamente no Brasil.

Na época jogador do PSG, o capixaba foi chamado por Felipão para ser reserva imediato de Marcelo. Do banco de reservas, ele assistiu a traumática derrota brasileira para a Alemanha por 7 a 1 no fatídico dia 8 de julho, no Mineirão, pelas semifinais. Na última partida do Mundial, válida pela decisão de 3º lugar, Maxwell atuou os 90 minutos da partida que terminou com vitória da Holanda por 3 a 0.

Fonte: Folha Vitória

Postagem Anterior Próxima Postagem