Sapiosexual: entenda a preferência sexual de Bela Gil

Bela Gil — Foto: Reprodução Instagram

A apresentadora Bela Gil causou furor na internet ao se declarar sapiosexual, em entrevista ao programa "Mil e uma tretas", do YouTube. Na ocasião, ela explicou que vive um casamento aberto com o marido, o designer JP Demasi, com quem está junta há 18 anos. E falou sobre a sapiosexualidade:

"Minha autoestima e esse senso de beleza estão muito relacionados ao intelecto. Eu sou sapiosexual, eu me atraio por pessoas inteligentes, não necessariamente bonitas. Então eu não acho que eu tenho que ser hiper, ultra, megabonita. Então, assim... Para que eu vou botar silicone, entendeu? Deixa eu ler um livro porque vai funcionar muito mais", explicou Bela Gil.

O que é sapiosexual?

Sapiosexualidade é um termo que define a atração sexual por pessoas inteligentes. Entre os sapiosexuais, um bom papo, por exemplo, pode ser muito mais importante do que a beleza física. O termo foi forjado a partir da palavra sapiens, do latim, que significa "sábio" ou "aquele que sabe", e foi criado por Darren Salder, um engenheiro de Seattle, em 1998. Ele cunhou a expressão para descrever sua própria preferência sexual.

Outros sapiosexuais famosos

Karol Conká, Marilyn Monroe e Mark Ronson — Foto: Arte com fotos de divulgação

Segundo o El País, cerca de 8% dos adultos são sapiosexuais, de acordo com um estudo realizado por Gilles E. Gignac, professor titular da Universidade da Austrália Ocidental. Em 2018, a cantora Karol Conká também se definiu como sapiosexual. "Se você for assim só bonitinho e não tiver uma ideia, não tem chance comigo", declarou a ex-BBB à época.

Outro famoso que disse ser sapiosexual é o produtor musical britânico Mark Ronson, responsável por hits como "Shallow", de Lady Gaga e Bradley Cooper, e "Uptown funk", de Bruno Mars. Em entrevista ao programa "Good morning Britain", em 2019, quando questionado se sentia atraído pelo intelecto das pessoas, Ronson concordou:

"Sim, eu não sabia que existia uma palavra para isso. Estava nos bastidores debatendo sobre isso com outros dois produtores aqui do programa. Sim, eu acho que me identifico como sapiosexual", afirmou o produtor.

Embora não tenha se declado, outra figura que muito provavelmente foi sapiosexual era Marilyn Monroe (1926-1962). Ficou famosa uma declaração da atriz na qual ela se mostrava possivelmente atraída pelo físico alemão Albert Einstein (1879-1955), quase 50 anos mais velho, dizendo que ele era o homem mais sedutor que ela conhecera: "Deveríamos ter um filho juntos para que tivesse meu físico e a sua inteligência", disse Monroe.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem