Cinco pessoas morrem após micro-ônibus cair em rio; adolescente está desaparecida

Equipes da Polícia Civil, Polícia Militar, Defesa Civil e Capitania Fluvial de Santarém no local do acidente — Foto: Arney Barreto/Tv Tapajós


Um acidente envolvendo um micro-ônibus deixou cinco pessoas mortas em Santana do Tapará, em Santarém, no oeste do Pará. O caso aconteceu na manhã desta segunda-feira (7).

De acordo com informações de testemunhas, o motorista posicionou o veículo para embarcar na balsa que faz a travessia de Santana do Tapará para o porto do DER, também em Santarém. Parte dos passageiros estava dentro do veículo, enquanto outros aguardavam do lado de fora. Nesse momento, ainda segundo testemunhas, o motorista desceu do veículo para chamar os demais passageiros, mas não teria puxado o freio de mão. O micro-ônibus desceu, bateu em um cabo de aço que não suportou o peso do veículo e se rompeu; em seguida a van caiu dentro do rio.

Segundo a Polícia Civil o ônibus estava com a documentação em dia e tinha autorização para passeios.

O subcomandante do 4º Posto de Policiamento Destacado (PPD) da CANP, subtenente Bezerra, informou que o ônibus levava 11 pessoas, incluindo o motorista, mas nem todas estavam dentro do veículo no momento do acidente.

O dono do micro-ônibus, por sua vez, informou que foi um dos passageiros que ligou o veículo, que acabou desengatando e caindo no rio. Das oito pessoas que ficaram no veículo, duas conseguiram pular e se salvar

De acordo com informações da empresa Camila Transportes, que faz a travessia de balsa Monte Alegre/Santarém, a partir do porto de Santana do Tapará, há uma adolescente de 17 anos desaparecida. Ainda não há informações sobre o número de sobreviventes.

Equipes da Capitania Fluvial de Santarém e da Polícia Civil estão no local do acidente para apurar mais informações sobre o caso. A Prefeitura de Santarém também encaminhou uma equipe da Defesa Civil Municipal, uma psicóloga e a coordenadora de Portos, Sandra Santana.

Em nota, a Capitania Fluvial de Santarém informou que o acidente aconteceu por volta das 5h, conforme o que foi repassado por testemunhas à equipe de Inspeção Naval, e que a equipe enviada ao local está fazendo levantamento de informações "a fim de instruir eventual inquérito".

Por volta das 9h40, o Instituto Médico Leal (IML) fez a remoção dos corpos para necropsia. As cinco pessoas que morreram no acidente foram identificadas e eram da mesma família.

O micro-ônibus foi fretado em Santarém para levar um grupo de pessoas para um evento festivo no setor 11, em Monte Alegre. O acidente aconteceu no momento em que o veículo era manobrado para embarcar na balsa que sairia do porto de Santana do Tapará com destino ao porto do DER, em Santarém.

O caso foi registrado no plantão do delegado Lucivelton Ferreira, na 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Santarém, que já iniciou as investigações.

Peritos do IML removendo os corpos das vítimas do acidente com micro-ônibus em Santana do Tapará — Foto: Arney Barreto/Tv Tapajós

Bombeiros foram acionados para fazer a retirada do corpo de uma pessoa que está preso dentro do veículo, segundo informações do subtenente Bezerra. "Nós fomos acionados por volta das 5h30 da manhã informando essa situação que o micro-ônibus perdeu o freio e caiu do lado da balsa. Cinco corpos foram retirados, e tem ainda o corpo de uma pessoa dentro do micro-ônibus. Estamos aguardando o Corpo de Bombeiros que está vindo de Santarém para retirar esse corpo. O motorista disse que foi realmente problema de freio, que ele não chegou a acionar o freio de mão. Mas as investigações estão a cargo da polícia judiciária", disse.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem