Argentina corre risco na 1ª fase; veja cenários que podem levar à vaga ou à eliminação

Equipe treinada por Lionel Scaloni tem jogo decisivo contra a Polônia na quarta-feira (30)

Messi em jogo da seleção argentinaVincent Carchietta-USA TODAY Sports


A Argentina conseguiu manter viva a ilusão no Catar após vencer o México por 2 a 0 no sábado. No entanto, a passagem para as oitavas de final ainda não foi garantida. Essa é a matemática por trás do Grupo C da Copa do Mundo de 2022.

Com dois jogos realizados, a Polônia lidera o Grupo C com 4 pontos. Eles são seguidos por Argentina e Arábia Saudita com 3 pontos cada, mas a Argentina está em segundo lugar com o melhor saldo de gols (tem +1 enquanto os asiáticos têm -1) e o México está em último lugar com um ponto após o empate com a seleção europeia e a derrota para a albiceleste.

O que a Argentina precisa para ir às oitavas de final?
  • Se a Argentina vencer a Polônia, a classificação para a Copa do Mundo está garantida. A classificação vai depender do que acontecer no outro jogo do dia 3, em que México e Arábia Saudita se enfrentam. Se a alviceleste vencer e o México vencer ou empatar com a Arábia Saudita, eles vão primeiro. Se a nação do Oriente Médio triunfasse sobre o El Tri, ficaria com 6 pontos como a Argentina e a posição seria decidida pelo saldo de gols. Os árabes devem vencer por 2 gols a mais que a Argentina.
  • Se a Argentina empatar com a Polônia, fica com 4 pontos na tabela e pode se classificar, mas depende do que acontecer na partida entre México e Arábia Saudita.
  • Se a Arábia Saudita vencesse, ficaria com 6 pontos, primeiro na tabela, e se classificaria junto com a Polônia, que com um empate com a albiceleste ficaria com 5 pontos. Nesse caso, a Argentina ficaria de fora.
  • Se Arábia Saudita e México empatassem, sauditas e Argentina teriam o mesmo número de pontos: 4. Assim, a Polônia venceria o grupo com 5 pontos, e a Argentina avançaria na segunda colocação, já que tem saldo de gols melhor que os sauditas.
  • Se a Arábia Saudita perdesse, Argentina e México ficariam com 4 pontos e seria definido pelo saldo de gols. Antes da data ser disputada, a Argentina tem +1 e o México -2, então o El Tri seria forçado a vencer os asiáticos por 4 gols para se classificar em segundo lugar.
  • Se a Argentina perder para a Polônia, estará fora, aconteça o que acontecer na outra partida.
Quais cruzamentos e rivais podem tocá-lo se ele avançar para a próxima fase?

As duas equipes do Grupo C que avançam para a próxima fase enfrentarão os dois países que se classificaram para as oitavas de final do Grupo D. Há um adversário desse grupo que já é conhecido, a França, e outro que depende dos resultados da terceira data. No momento, seguem na disputa as outras três seleções que fazem parte do grupo: Austrália, Dinamarca e Tunísia.

Por enquanto, La Scaloneta pode se classificar para o primeiro ou segundo lugar, dependendo do que acontecer esta semana na terceira data da fase de grupos, que vai até 2 de dezembro inclusive.

Se eles se classificarem primeiro, jogarão contra o segundo colocado do Grupo D no sábado, 3 de dezembro. Se se apurar no segundo lugar, terá de defrontar no domingo, dia 4 de dezembro, o primeiro classificado da D.

No momento, como uma das eliminatórias do Grupo D ainda não foi definida, a Argentina pode enfrentar nas oitavas de final qualquer uma das quatro seleções que a compõem, ou seja, a França — campeã russa em 2018 –, a Austrália, Dinamarca ou Tunísia.

Fonte: CNN

Postagem Anterior Próxima Postagem