Abono salarial 2022 é liberado este mês para os trabalhadores


A Caixa Econômica Federal liberou o pagamento do abono salarial de 2022, referente ao ano-base 2020, dessa forma os trabalhadores que ainda não resgataram os valores devem se atentar, pois o saque estará liberado apenas até o próximo dia 29.

Neste ano, o abono salarial foi pago referente ao ano-base 2020, dessa forma, garantem acesso os trabalhadores que exerceram atividade por pelo menos 30 dias em 2020, que receberam até dois salários por mês e que estão inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.

O valor do benefício este ano pode chegar até um salário mínimo (R$ 1.212 em 2022), todavia recebe o salário integral os trabalhadores que exerceram atividade o ano todo de 2020, já quem recebeu menos tempo recebe o abono salarial proporcionalmente ao período trabalhado.

Como saber se tenho direito ao benefício?

O trabalhador que não recebeu o abono salarial e que queira consultar se existe algum pagamento liberado e que não foi sacado, poderá baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para celulares.

No aplicativo é apresentado uma informação sobre o abono salarial do PIS/Pasep, onde, através do próprio app você conseguirá verificar se tem direito ou não.

No caso de servidores públicos, é possível descobrir se tem direito ao abono salarial ligando na Central de Atendimento do Banco do Brasil através do número:
  • 4004-0001 (capital e região metropolitana);
  • 0800 729 0001 (para ligações do interior).

Como sacar o benefício

Os trabalhadores de empresas privadas recebem pela Caixa Econômica Federal, onde o abono pode ser recebido em caixa eletrônica da Caixa, casas lotéricas, ou com cartão cidadão. Também é possível sacar nas agências apresentando documento com foto e CPF.

Já os servidores públicos podem receber o abono salarial através do Banco do Brasil, o benefício pode ser recebido nos caixas eletrônicos do banco, no site do banco do Brasil bb.com.br/pasep para não correntistas ou apresentando documento oficial com foto.

Fonte: Jornal Contábil


Postagem Anterior Próxima Postagem