Chuva deixa mais 3 mil pessoas fora de casa no ES; veja cidades onde mais choveu


Nesse tempo, a chuva deixou uma pessoa morta, provocou deslizamento de encostas e barreiras, abriu crateras e interditou rodovias do estado.

Fundão é o município onde mais choveu em 24h no ES — Foto: Reprodução TV Gazeta

A chuva que atinge o Espírito Santo há mais de uma semana tirou mais de 3 mil pessoas de casa , segundo o Boletim Extraordinário da Defesa Civil Estadual divulgado às 17h desta sexta-feira (2). Fundão, na Região Metropolitana da Grande Vitória, é um dos municípios onde mais choveu nas últimas 24 horas.

Na lista das cidades com maiores acumulados de chuva, está João Neiva que aparece na ponta com 140.81 mm, Ibiraçu com 118.88, Fundão com 104 mm, seguida por Santa Leopoldina com 86.88 e Cariacica com 83.78.

Nesse tempo, a chuva deixou uma pessoa morta, provocou deslizamento de encostas e barreiras, abriu crateras e interditou rodovias do estado.

Fundão

Segundo a Defesa civil municipal, o rio Fundão subiu oito metros acima do nível normal e várias comunidades ficaram alagadas.

“Nós recebemos um acumulado de chuva muito alto, que proporcionou esse cenário terrível, de desastre. O nível do rio chegou a aproximadamente oito metros acima do nível normal dele e no período de ontem, várias comunidades ficaram isoladas, em condições que a gente não conseguia chegar a esses acessos para fazer o o resgate dessas pessoas. Então elas foram resgatadas por amigos, familiares e deixaram suas casas. Hoje a defesa civil vai começar a ter o primeiro contato com essas pessoas, porque em alguns locais a água já diminuiu. Mas a nossa maior preocupação é que o rio nesse momento ele volta a subir novamente. É um rio que corta a nossa cidade e que quando ele sobe demais, várias comunidades ficam isoladas”, explicou Valfran de Oliveira, gerente municipal da Defesa Civil de Fundão.

Ainda segundo a Defesa Civil, 150 pessoas estão desalojadas na cidade e 46 desabrigadas. Por conta do rio ter chegado a um nível alto, o acesso ao pronto atendimento do hospital da cidade chegou a ser impedido. A Prefeitura teve que fazer um outro pronto atendimento no Centro da cidade, na Escola Ernesto Nascimento, em frente a Prefeitura da cidade para poder atender as pessoas.

A população do município está sem água, porque toda a central de abastecimento foi inundada.


Pessoas fora de casa

No Espírito Santo são 2.420 pessoas fora de casa, a maioria delas em Viana, Linhares e Santa Leopoldina. Ao todo são 3.061 desalojados e desabrigados.

A Defesa Civil informou ainda que nesta sexta-feira (2) ainda há previsão de expressiva em trechos do estado. Ocorre variação de nuvens no estado, sendo que os períodos de céu encoberto podem ser maiores em relação ao dia anterior.

Estão previstas chuvas e pancadas de chuva, provavelmente moderadas a fortes em vários trechos. O total diário de chuva deve ser elevado em alguns trechos, com maior probabilidade na Grande Vitória, Centroleste/Norte da Serrana e metade Norte do estado.

O estado ainda tem probabilidade moderada para rajadas de vento de 50 a 60 km/h acompanhando a chuva.

Autoridades em estado de alerta

Durante coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (1), o governador Renato Casagrande disse que toda a estrutura do estado está mobilizada para monitorar e atender municípios atingidos pela forte chuva dos últimos dias.

"Durante o dia de hoje a situação se agravou e de hoje pra amanhã tende se agravar um pouco mais. Estamos orientando os municípios a decretarem situação de emergência e nós vamos estar apoiando os municípios com a máquina. Aquilo que for preciso temos estocado pra atender os municípios", disse o governador.

O coronel Cerqueira, comandante do Corpo de Bombeiros, disse que a corporação está atuando, principalmente nas cidades de Viana, Aracruz, Linhares e São Mateus com equipes das unidades e grupos de respostas a desastres e equipes de mergulho.

"Estamos deslocando mais equipes pra esses locais pra que eles acordem no local amanhã e possam fazer atendimento rápido", disse o comandante do Corpo de Bombeiros.

Fonte: G1 ES


Postagem Anterior Próxima Postagem