Covid-19: Anvisa aprova venda de molnupiravir em farmácias

Remédio experimental chamado de molnupiravir, desenvolvido pela Merck & Co, contra a Covid — Foto: Merck & Co Inc/Handout via REUTERS

A venda em farmácias do medicamento Lagevrio (molnupiravir), utilizado no tratamento contra a Covid-19, foi aprovada nesta quinta-feira (22) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A decisão foi unânime e autoriza o fornecimento do medicamento para o mercado privado. Em maio, a agência já havia aprovado o uso emergencial para adultos que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão da doença para casos graves.

A venda em farmácias deve ser realizada sob retenção de receita e uma via da Receita de Controle Especial deve ficar retida no estabelecimento (como já acontece com receitas e antibióticos, por exemplo.

O molnupiravir, conhecido internacionalmente pelo nome comercial de Lagevrio, é um antiviral e atua impedindo a replicação do coronavírus.

Para ajudar a prevenir a progressão da doença, internações hospitalares e mortes, os medicamentos antivirais para infecções respiratórias agudas devem ser usados o mais cedo possível após o correto diagnóstico da infecção. — Meiruze Freitas, diretora relatora
Como funciona e quem pode tomar?

Segundo a Anvisa, o medicamento é indicado para adultos acima de 18 anos que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão da doença para casos graves. Ele só pode ser usado por, no máximo, cinco dias.

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não podem tomar o remédio. Também não está autorizado para profilaxia pré-exposição ou pós-exposição para prevenção de Covid-19. O único método eficaz de prevenir a doença é a vacinação.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem