ELA PODE EXPLODIR: Não cometa esses erros ao usar a panela de pressão


A panela de pressão é um utensílio básico na cozinha, permite-nos cozinhar mais rapidamente legumes, carnes e até sobremesas, no entanto, muitas pessoas têm medo dela e há uma boa razão, pois há relatos de ferimentos graves e até mortes relacionadas com o seu mau uso. Mas não se preocupe, aqui vamos falar sobre os erros que podem ser fatais ao usar a panela de pressão e como fazer para corrigi-los.

O uso indevido da panela e pressão também nos expõe a queimaduras graves e ferimentos significativos, mas não vamos ter medo disso, apenas temos que ser muito cautelosos e cuidadosos. Confira a seguir!

1. Encher demais a panela de pressão

Não coloque água demais em sua panela de pressão. Quando a água é aquecida, ela se transforma em vapor. Se a pressão for muito grande, a panela pode acabar explodindo. O melhor a fazer é enchê-la sempre até 2/3 da sua capacidade e não mais do que o recomendado pelo fabricante.

2. Não o fogo muito alto

Assim que a panela começar a pegar pressão e o vapor começar a subir, é hora de abaixar o fogo para evitar que muita pressão se acumule. Use o fogo moderadamente.

3. Não abra se ainda estiver quente

Nunca se deve destapar a panela de pressão antes que a válvula baixe ou pare de girar, deve-se esperar alguns minutos e liberar o vapor aos poucos, tomando cuidado para não se queimar.

4. Usando água fria sobre uma panela de pressão quente

Sabemos que às vezes temos pressa e queremos abrir o mais rápido possível. Tem gente que colocar a panela de pressão quente debaixo da torneira, mas pode ser muito perigoso. Não faça mais isso. Espere ela esfriar.

5. Não verificar a borracha e válvula.

Você se lembra qual foi a última vez que trocou a borracha da sua panela de pressão? Pois é. É importante verificar se a borracha está em boas condições e se a válvula de segurança está funcionando. Essas são algumas das dicas que devemos seguir para um uso adequado. Se notar que as borrachas estão desgastadas troque-as antes de usar a panela e evite uma explosão.

6. Verificar o cabo da sua panela de pressão

A maioria das panelas de pressão o cabo é parafusado e as vezes o parafuso acaba folgando. É aí que mora o perigo: quando perceber que o cabo de sua panela está folgado procure aperta-lo imediatamente. Pois usa-la com o cabo folgado pode provocar uma explosão.

7. Limpe corretamente

Use sabão adequado para lavar a sua panela de pressão. É aconselhável não usar alvejantes ou sabões muito abrasivos, ou esponjas fortes. Isso pode danificar as borrachas e impedir que fechem perfeitamente. Use sempre sabão de prato.

Fonte: Informe Brasil


Postagem Anterior Próxima Postagem