Famílias com jazigos em cemitério que ficou à beira de abismo pensam em retirar restos mortais

Túmulos ficaram bem próximos de cair no Rio Doce. — Foto: Leo Bonadiman/Arquivo Pessoal
Familiares de pessoas sepultadas no cemitério em que parte do terreno desmoronou e deixou jazigos à beira de precipício em Linhares, região Norte do Espírito Santo, relataram medo. Alguns começaram a avaliar a possibilidade de transferir os restos mortais dos parentes para outro local.

"Pensando em tirar daqui, preocupada né, de repente a água carregar", relatou Maria da Glória, que tem parentes enterrados no cemitério público Nossa Senhora da Conceição.

Imagens gravadas por um drone mostram uma cena impressionante após as fortes chuvas que atingiram a cidade. Diversos túmulos foram parar na beira do precipício ao lado do Rio Doce.

O professor Dorian Miranda disse que ficou apreensivo ao chegar perto de alguns túmulos que estavam mais perto do barranco.

"O túmulo da minha família tá lá, tem túmulo de várias pessoas. Tem uns muitos mais próximos, cerca de um metro, dois metros, que não tive coragem de me aproximar", contou Dorian.

A Prefeitura de Linhares disse que por enquanto vai fazer um paliativo onde antes existia um muro e uma lona plástica será instalada no local para que novos deslizamentos não ocorram.

Túmulos ficam à beira de precipício após fortes chuvas em Linhares. — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Risco

Em publicações nas redes sociais, circulou a informação de que os túmulos teriam caído no rio, mas a administração municipal negou o fato.

Segundo a Prefeitura de Linhares, o muro do local cedeu há cerca de 15 dias. Contudo, por nota, também frisou que "nenhum jazigo caiu no curso do Rio Doce".

"Desde a ocorrência, as equipes da secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos e da Defesa Civil Municipal monitoram a área e estudam as medidas que serão adotadas para evitar novos deslizamentos", afirmaram.

Da Redação com G1


Postagem Anterior Próxima Postagem