Farmácias Cidadãs Estaduais atendem mais de cem mil usuários do SUS em 2022


A Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde (Sesa) promove a disponibilização de medicamentos especializados para tratamento de doenças em 14 Farmácias Cidadãs espalhadas pelo território capixaba.

De janeiro a novembro de 2022, as unidades alcançaram o total aproximado de um milhão e cem mil atendimentos, o que totalizou o investimento da ordem de R$ 113.187.726,33 com a aquisição de 150 tipos de medicamentos diferentes que são disponibilizados pelo Estado para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante este ano, dez novos medicamentos foram incorporados e disponibilizados aos usuários. São eles: Mepolizumabe, Omalizumabe, Alentuzumabe, Ivacaftor 150mg, Tiotropio + Olodaterol, Umeclidínio + Vilanterol, Triptorrelina 11,25mg, Risanquisumabe 75mg, Upadacitinibe 15mg, Baricitinibe 4mg. Também foi incorporado o Paxlovid 150mg+100mg, que auxilia no tratamento à Covid-19, e enviado a Sesa em novembro pelo Ministério da Saúde. O Paxlovid 150mg+100mg já está sendo dispensado pelas farmácias, desde que os solicitantes atendam aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Como forma de tornar as rotinas de atendimento e administrativa mais ágeis e simplificadas para a população, as Farmácias Cidadãs Estaduais têm investido no desenvolvimento tecnológico para o dia a dia da gestão e dos processos em suas unidades promovendo a inovação, praticidade, comodidade e agilidade na dispensação de medicamentos em suas unidades.

Segundo a gerente estadual de Assistência Farmacêutica, Maria José Sartório, a Gerência de Assistência Farmacêutica busca sempre facilitar e proporcionar uma maior assertividade no planejamento de atendimento ao cidadão. “No quesito medicamentos, os protocolos clínicos passam constantemente por revisões e os medicamentos mais adequados, com custo-efetividade relevantes, são incorporados para a oferta do melhor tratamento possível aos usuários”.

A abertura de processo on-line também é um diferencial. “Temos trabalhado num sistema para agendamentos on-line, melhorias no serviço de telefonia com ampliação do número de atendentes, o que diminuirá o tempo de espera no atendimento telefônico. O nosso planejamento estratégico sempre visa ao bem-estar ao cidadão”, disse Maria José.

Entre as realizações e novidades deste ano, Maria José Sartório considera a triagem qualificada, implementada nas farmácias da Grande Vitória, reduzindo o tempo de espera para abertura de processos.

Para 2023, está prevista a abertura de novos espaços para a Farmácia Cidadã da Serra e para a Farmácia Cidadã de Nova Venécia, o processo está em fase de chamamento público. A escolha dos novos locais leva em consideração a facilidade de acesso, área com estacionamento, proximidade a terminais e vias movimentadas, e tem o intuito de proporcionar maior conforto para os cidadãos usuários das farmácias.

As informações sobre o acesso a medicamentos nas Farmácias Cidadãs e os locais de atendimento podem ser conferidos no site: https://farmaciacidada.es.gov.br/

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem