Governo do Estado divulga os projetos vencedores do Prêmio Inoves 2022

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), divulgou, nesta quarta-feira (14), os projetos do serviço público capixaba vencedores do Prêmio Inoves 2022. A lista com os nomes está disponível no site www.inoves.es.gov.br.

Neste ano, o Prêmio Inoves recebeu 259 inscrições de projetos do Executivo Estadual, do Executivo Municipal e de outros Entes Públicos nas três categorias do programa - Ideia, Projeto em Desenvolvimento e Projeto de Resultados. Desse total, 32 foram para a final e 13 saíram vencedores.

As equipes do Executivo Estadual e do Municipal foram premiadas com recurso de R$ 30 mil, disponibilizado por meio de parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), que será investido no processo de aceleração dos projetos, programado para 2023. Além disso, elas recebem certificado e selo do programa, também concedidos às equipes vencedoras de outros Entes Públicos.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, destacou a relevância do Prêmio Inoves. “Além de incentivar práticas inovadoras no serviço público e reconhecê-las por meio de premiação, o programa contribui para a continuidade dos projetos e até mesmo para a evolução deles, uma vez que as equipes vencedoras participam de um processo de aceleração, que ajuda a identificar pontos de aperfeiçoamento e de potencialização das iniciativas. Isso tudo reflete em melhorias na gestão pública e nos serviços prestados aos cidadãos”, disse Calmon.

“O Inoves segue há 15 edições reconhecendo e valorizando equipes de servidores que inovam. Percebemos o quanto os projetos evoluem e os próprios critérios do prêmio trazem aspectos que impulsionam a melhoria dos serviços públicos. Estamos muito felizes com a diversidade de participantes e a qualidade dos projetos dessa grande vitrine de boas práticas que é o serviço público capixaba”, afirmou a gerente de Inovação na Gestão da Seger, Nara Caliman.

Novidades da edição

Neste ano, o tema da campanha do Prêmio Inoves foi “Somando Soluções que transformam o presente”. Uma das novidades foi a participação de servidores públicos como protagonistas das peças publicitárias de divulgação do programa, a fim de gerar uma proximidade maior do público-alvo com o conteúdo.

A edição também foi marcada pelo lançamento de uma nova versão, mais acessível e de fácil compreensão, do regulamento do Inoves. O processo de redesenho foi realizado a partir da elaboração de textos e materiais, levando em conta critérios como legibilidade, apreensibilidade e inteligibilidade.

Outra novidade do programa foi a inclusão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) como critério de avaliação dos projetos inscritos.

Avaliação

Os projetos inscritos no Prêmio Inoves 2022 passaram pelas seguintes etapas de avaliação: adequação aos pré-requisitos estabelecidos em regulamento; análise dos planos de projeto ou de ideia por uma equipe de avaliadores, considerando critérios, como inovação, relevância social, efetividade dos resultados e participação dos beneficiários; e apresentação (defesa oral) de forma on-line.

A equipe de avaliadores foi composta por 105 integrantes com experiência comprovada em inovação e/ou gestão pública, selecionados por meio de um Edital de chamamento público. Eles dedicaram mais de 1000 horas de trabalho voluntário para a avaliação dos projetos.

Voto Popular

Nesta edição, seis projetos finalistas da categoria Projeto de Resultados do Poder Executivo Estadual participaram do voto popular. Juntos, eles receberam 12.889 votos, no período de 1º a 14 de novembro de 2022.

Para conferir quais foram os projetos concorrentes dessa categoria e o vencedor, basta acessar www.inoves.es.gov.br.

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem