Hospital usa musicoterapia na recuperação de pacientes internados na UTI

Musicoterapia no Hospital Geral de Linhares (HGL) — Foto: Secom/Kevin Fracalossi

Em um local de medo e preocupação, a música se torna um remédio não apenas para a alma, como também para o corpo. Um projeto do Hospital Geral de Linhares (HGL), no município de mesmo nome, na região Norte do Espírito Santo, começou a usar musicoterapia para ajudar na recuperação de pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Chamada de 'Momento de Música', a iniciativa foi lançada há menos de dois meses. Os voluntários cantam e tocam canções de diferentes estilos musicais, todas às terças-feiras, com o objetivo de melhorar o bem-estar de quem está internado.

A assistente social da UTI geral, Valdineia Teixeira Silva, explicou que o trabalho é feito sempre após a visita dos familiares dos internos.

Apesar do pouco tempo, segundo ela, o programa já tem apresentado vários resultados.

“A ação ocorre sempre após as visitas, e é neste momento quando os pacientes ficam emocionalmente mais sensíveis ao verem seus familiares irem embora. Então, entretemo-los com a musicoterapia como ferramenta que envolve a humanização. A gente vê expressamente no olhar deles a gratidão, a alegria. Esse momento traz descontração, quebra um pouco essa rotina hospitalar, de remédios, curativos”, explicou Valdineia.

Entre os benefícios terapêuticos da utilização da música em ambientes hospitalares estão a melhora do humor, da concentração e do raciocínio lógico; aumento da disposição e consequentemente redução da ansiedade, do estresse e da depressão; promoção do alívio de dores de cabeça; aumento da capacidade respiratória; entre outros.

Um dos voluntários do projeto é o servidor público Edson Mendes, que tira pelo menos uma vez por semana para ir ao local, de forma gratuita.

Um gesto que transforma a realidade de quem recebe e, conforme ele destacou, principalmente de quem dedica o próprio tempo para ajudar o próximo.

Um dos voluntários do projeto é o servidor público Edson Mendes, que tira pelo menos uma vez por semana para ir ao local. Um gesto que transforma a realidade de quem recebe e, conforme ele destacou, principalmente de quem dedica o próprio tempo para ajudar o próximo.

"Eu entro com a esperança, com ânimo e a disposição de trazer o louvor e a música, porque sei que a música tem esse poder de provocar uma motivação, renovar a fé. Saio daqui muito gratificado, preenchido também. Não sei dizer se eles ganham mais ou eu ganho mais, pois saio muito feliz mesmo", afirmou.

De acordo com a coordenadora de enfermagem da UTI geral, Bernadete Maria, a ação ainda promove uma aproximação entre os funcionários do hospital e as pessoas internadas.

"A equipe toda participa. Só ao entrar aqui, ver a alegria desses pacientes, a gente se sente bem. Compartilhando esse momento com eles, a gente perde a vergonha e traz a dignidade e o carinho pelo próximo", afirmou.
Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem