Jaguaré dá prosseguimento ao plantio de mudas de árvores no município


Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos hídricos deu continuidade ao programa Propaisagem; estão sendo plantadas mudas de ipês, quaresmeiras e manacás em Jaguaré


Como continuidade ao projeto Propaisagem, integrante de um sistema de melhorias na área ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semma, a Prefeitura de Jaguaré voltou, nesta quarta-feira, 14, à iniciativa de paisagismo no município.

Funcionários da equipe de paisagismo e jardinagem da Secretaria realizaram o plantio de mudas na área da União de Cegos de Jaguaré – Unicej. Foram plantadas 14 mudas da espécie arbórea resedá. A ação vai permitir, não apenas mais beleza visual à região e ao município, mas, também, vai impactar em relação ao conforto térmico. Até o momento o Propaisagem já plantou 110 mudas de espécies de resedá e manacá da serra.

IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES

O plantio de árvores é uma das alternativas para reverter os efeitos negativos causados pelo homem ao meio ambiente. O projeto paisagístico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Jaguaré confere um retorno rápido e com pouco investimento.

1 Proteção Natural
As árvores reduzem a velocidade dos ventos, a poluição sonora e visual, além de fornecer abrigo e alimentar a fauna. Quem planta uma árvore atrai os animais para mais perto.

2 Estabilidade do Solo
Protegem o solo, evitando desgaste, erosão e deslizamento de terra.

3 Conforto Térmico
As árvores promovem sombreamento, contribuem para regular temperatura e umidade do planeta.

4 Redução da Poluição
O plantio de árvores é uma das principais recomendações de especialistas para combater o aquecimento global. Elas absorvem gás carbônico e liberam oxigênio, melhorando a qualidade do ar. Por isso, em áreas arborizadas temos a sensação de respirar melhor.

5. Preservação dos cursos d’água
Regiões desmatadas não conseguem absorver nem 10% da água da chuva, enquanto uma árvore adulta pode absorver até 250 litros de água, evitando que enchentes ocorram.


Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Jaguaré



Postagem Anterior Próxima Postagem