Mais um município do Norte do ES decreta situação de emergência após chuvas



Segundo a prefeitura de Aracruz, o índice de chuva nas últimas 24h foi de 55.06 mm. Ao todo, 690 km de estradas rurais estão prejudicadas com as fortes chuvas, 77 pessoas estão desabrigadas e 156, desalojadas.

Aracruz, ES, decreta situação de emergência após chuvas — Foto: Reprodução TV Gazeta

Depois de Linhares, a Prefeitura de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, também declarou situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem o município nos últimos dias. Segundo o órgão, o índice de chuva nas últimas 24h foi de 55.06 mm. A cidade tem 77 pessoas desabrigadas e 156 desalojadas.

O decreto Nº 43.152 foi publicado nesta sexta-feira (2) e autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais a atuarem sob coordenação da Gerência Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

Mais de 200 pessoas estão fora de casa em Aracruz, ES desalojados e desabrigados — Foto: Reprodução TV Gazeta

Fora de Casa

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds), atualmente 23 famílias estão desabrigadas em Vila do Riacho e são acolhidas na Centro Municipal de Educação Básica CMEB Álvaro Souza.

No bairro Itaputera, uma família está desabrigada. Em Barra do Riacho, há 39 famílias desalojadas que estão sendo recebidas em casas de parentes ou pessoas próximas. Já em Jacupemba, três famílias estão desalojadas e estão em casas de parentes ou pessoas próximas.

Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) ao longo da semana aponta que 690 km de estradas rurais em Aracruz estão prejudicadas com as fortes chuvas.

“Há pontos de alagamento que tornam vias intransitáveis, além de pontes danificadas. Foram contabilizados 43 pontos de alagamento em estradas rurais”, divulgou.

Aracruz decreta situação de emergência, no ES chuva — Foto: Reprodução TV Gazeta

Em Barra do Riacho, conforme comunicou a prefeitura, uma máquina foi enviada para fazer a abertura de uma vala para escoar a água do Rio Riacho e direcioná-la para o mar. Isso aconteceu após moradores cavarem uma vala para a água da chuva escoar nesta quinta-feira (1º).

Defesa Civil de Aracruz pede atenção redobrada aos moradores dos bairros Santa Luzia, São Camilo, Baixada Polivalente e Morro do Cruzeiro devido ao alto volume de chuvas. E orienta que, aqueles que puderem, devem procurar locais mais seguros.

O órgão informou, ainda, que equipes da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) continuam atuando na desobstrução de bueiros e vias, principalmente nos bairros mais atingidos, como Vila do Riacho, Barra do Riacho e Grande Bela Vista.

Em Jacupemba, maquinários trabalharam no recolhimento de entulhos, móveis quebrados, retirada de lama e galhos que estavam nas vias.

Em caso de emergência, acione o número 27 99747-3680. A prefeitura organizou uma campanha de arrecadação de alimentos, produtos de limpeza e colchões para serem destinados a pessoas que estão desabrigadas ou desalojadas devido as chuvas. Neste sábado (3) e domingo (4), o ponto de arrecadação será na portaria da Prefeitura de Aracruz, no bairro Morobá.

Fonte: G1 ES


Postagem Anterior Próxima Postagem