Nascimento de Jesus não foi dia 25; por que Natal é celebrado nesta data?

Jesus Cristo: data de nascimento é alvo de polêmica em todo Natal - Imagem: Getty Images

A data real do nascimento de Jesus é alvo de polêmica em todo Natal. O evento é celebrado por católicos em todo o mundo no dia 25 de dezembro, mas a figura principal do cristianismo não nasceu nesta data.

A verdade é que não se sabe quando e como Ele teria nascido - a única certeza é que não foi no dia 25 de dezembro.

Nascimento de Jesus Cristo não ocorreu no dia 25

O dia 25 de dezembro é marcado em todos os calendários do mundo ocidental como a data de nascimento de Jesus Cristo, mas a data é apenas uma formalidade.

Fernando Ripoli, professor na Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, enfatiza que Jesus não nasceu em 25 de dezembro. Marcelo Carneiro, professor da pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo. corrobora essa visão, citando que na Bíblia não há nenhuma menção a este dia.

"O Novo Testamento não faz menção a nenhum dia específico do nascimento de Jesus. Inclusive, a palavra 'Natal' não aparece. Na Bíblia, há relatos dos evangelistas sobre o nascimento de Jesus. E eram considerados relatos apenas para confirmar a maneira que Jesus nasceu" Marcelo Carneiro

Por que o Natal é celebrado em 25 de dezembro?

Para entender como o Natal adotou o dia 25 de dezembro nos calendários, é preciso voltar no tempo e entender a origem do cristianismo:
  • Inicialmente, os cristãos eram parte de uma "seita" dentro do judaísmo e a separação ocorreria mais tarde
  • Em 325, os cristãos, antes perseguidos no império romano, passaram a ter liberdade de culto;
  • Em 380, o cristianismo se tornou a religião oficial dos romanos.

E, entre o sincretismo religioso dos romanos, um dos deuses mais importantes era Mitra, o deus-sol.

A festa de Mitra? No dia 25 de dezembro.

"A tradição cristã escolheu uma data, muito provavelmente em um movimento missionário, aproveitando a deixa cultural existente. Havia toda uma tradição dos povos na antiguidade com o chamado Solstício de inverno no hemisfério norte. E entre os romanos havia a adoração do sol invicto. Então, foi uma oportunidade para os cristãos ressignificarem a festa", aponta Gerson Leite de Moraes, pastor e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fonte: Uol


Postagem Anterior Próxima Postagem