O que o cheiro do seu xixi diz sobre sua saúde

Doenças hepáticas e diabetes podem ser alguns dos problemas de saúde que alteram o cheiro da urina Foto: Freepik

Embora o fedor da urina possa ser algo inofensivo na maioria das vezes, como a ingestão de algum alimento ou uma vitamina que possa alterar o cheiro do xixi, o odor mais forte pode ser causado por um problema de saúde mais sério e grave, como diabetes ou até mesmo uma doença hepática.

Segundo a urologista Amy Krambeck, o aroma mais forte pela manhã é normal, pois “a urina é mais concentrada e odorífera, assim como a cor amarela mais brilhante”.

Confira os quatro principais problemas de saúde que podem causar um cheiro mais forte na urina:

Prostatite

Doença comum com quase 2 milhões de casos por ano no país. A prostatite caracteriza-se pela inflamação da próstata, uma pequena glândula responsável pela produção do líquido seminal, que é o líquido que contém os espermatozoides. A condição pode causar sintomas como dor, queimação ao urinar e febre.

A principal causa de prostatite é a infecção por bactérias. Mas é sempre importante consultar um urologista para que seja identificada a causa da prostatite e, assim, ser iniciado o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, para aliviar os sintomas, e o uso de antibióticos, caso seja confirmado que a inflamação da próstata seja causada por bactérias.

Infecção do trato Urinário (ITU)

Também muito comum com mais 2 milhões de casos por ano no país. Mais comum em mulheres, as infecções do trato urinário, geralmente, ocorrem na bexiga ou na uretra, mas as infecções mais graves envolvem o rim. A infecção na bexiga pode causar dor pélvica, aumento da vontade de urinar, dor ao urinar e sangramento na urina. A infecção nos rins pode causar dor nas costas, náuseas, vômitos e febre.

O cheiro desagradável pode ser acompanhado por urina turva ou sensação de queimação durante o xixi. Você também pode perceber que está desesperado para urinar.

O tratamento geralmente é feito com antibióticos receitados por um médico, mas é importante também ter alguns cuidados, como beber água e manter a higiene íntima adequada, para ajudar na recuperação e evitar que a infecção retorne.

Diabetes descontrolada

Diabetes é quando seus níveis de açúcar no sangue ficam muito altos a longo prazo. A diabetes grave pode causar uma alteração no cheiro da sua urina, deixando um odor forte e doce. O odor característico ocorre devido à presença de açúcar e cetonas na urina xixi.

Ambas as substâncias normalmente não são encontradas na urina.

Isso porque seu corpo está tentando se livrar do excesso de açúcar através da urina. Este pode ser o primeiro sintoma da diabetes em algumas pessoas.

Doença hepática

Problemas hepáticos também podem deixar a urina com um odor mais forte. Isso ocorre devido ao acúmulo de toxinas na urina, causado pelo fato de o fígado não conseguir decompô-las adequadamente.

A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), ou seja, quando há o acúmulo de gordura no fígado em pessoas que bebem pouca ou nenhuma bebida alcoólica, é muito comum no país e está associado a muitos problemas subjacentes, como obesidade ou diabetes tipo 2.

A maioria das pessoas não apresenta sintomas. Em casos raros, elas podem sentir cansaço, dor ou sofrer perda de peso. Ao longo do tempo, pode haver inflamação e fibrose do fígado (cirrose). Com o tempo, a doença pode impedir que o fígado funcione corretamente. Uma de suas funções é remover toxinas como amônia do corpo. Como resultado, a substância, frequentemente descrita como tendo um “odor sufocante”, pode se acumular na urina.

Não existe um tratamento padrão para a doença, a principal medida é uma mudança significativa no estilo de vida, com alterações na dieta, com baixo carboidratos e baixa gorduras, além da adoção de exercícios físicos.

Fonte: Extra


Postagem Anterior Próxima Postagem