Quem pode tocar a taça da Copa? Entenda polêmica e quebra de protocolo

Messi tirando foto de Antonela beijando a taça Reprodução/Twitter

A festa de comemoração da Argentina pela conquista da Copa do Mundo 2022 gerou polêmica. Familiares dos jogadores, ex-atletas como Agüero e celebridades como o chef badalado Salt Bae, do famoso bife de ouro de Doha, tocaram a taça do Mundial. Mas, afinal, eles podem tocar no troféu mais importante do planeta?

A resposta, tecnicamente, é não. Apenas quem conquistou a Copa do Mundo e chefes de Estado podem tocar no troféu sem a utilização de luvas.

Nesse sentido, o protocolo formal foi quebrado desde domingo, com o próprio presidente da Fifa, Gianni Infantino, colocando as mãos no objeto para entregar a Messi. Ele tinha de estar com luvas. A quebra das regras se estendeu ao gramado com ex-jogadores e familiares dos atletas pegando na taça e beijando-a.

A regra da Fifa para o troféu da Copa do Mundo é clara: segundo a entidade, o troféu original da Copa do Mundo só pode ser tocado e segurado por quem já foi campeão e por chefes de Estado. Ela tem uma caixa personalizada da Louis Vuitton, com a qual viaja e circula entre os Mundiais.

O troféu original permanece em posse da Fifa; o campeão recebe a peça temporariamente. Depois, fica com uma réplica de forma permanente.

Sendo assim, é possível que a Fifa tenha trocado a peça e entregue uma réplica para os jogadores da Argentina. Depois de Lionel Messi erguer a taça original da Copa do Mundo, a entidade máxima do futebol pode ter guardado a peça principal.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem