Richarlison: capixaba chamado de 'Charlinho' pela família tem nome em homenagem a ex-Vasco

Richarlison, do Brasil, acerta voleio para marcar o seu segundo gol na partida contra a Sérvia válida pela 1ª rodada do Grupo G da Copa do Mundo de 2022, no Estádio Lusail, em Lusail, no norte de Doha, no Catar, nesta quinta- feira, 24 de novembro de 2022. A seleção brasileira venceu por 2 a 0. — Foto: PEDRO VILELA/AGÊNCIA I7/ESTADÃO CONTEÚDO

Um nome que tem estado na mente dos brasileiros: Richarlison. Isso porque vem de um jogador que está brilhando na Copa do Mundo e 'lacrou' fazendo dois gols no primeiro jogo do Brasil na Copa.

Mas de onde vem o nome Richarlison, ou para os íntimos, Charlinho?

Antônio Andrade, pai de Richarlison, contou que tudo surgiu por causa de um jogador do Vasco chamado Richardson Oliveira. Afinal, o nome do craque da seleção brasileira já tinha surgido desde o início no berço do futebol.

"Eu ouvia no rádio o nome e acompanhava muito os jogos, assistia, porque eu sou torcedor do Vasco né. Eu também jogava no amador, na roça mesmo. Aí tinha um jogador com nome de Richardson que jogava lá em 95/96. Aí em 97 quando meu filho nasceu eu só mudei um D por L" contou Antônio.
Richarlison com 9 anos já jogava muito futebol — Foto: Divulgação/Acervo pessoal

A mãe Vera também concordou com o nome e foi assim que nasceu Richarlison, em 10 de maio de 1997, em Nova Venécia.

"A gente não chegou a procurar o significado do nome não. Mas gostamos porque era um nome diferente, a gente quase não ouvia falar desse nome, Richarlison", comentou o pai.

Muito antes de ser conhecido como 'pombo' pelas dancinhas e criar a 'pombomania', Richarlison já tinha um outro apelido na família e amigos: Charlinho.

O pai contou, inclusive, que lá em Nova Venécia ele é mais conhecido assim. A avó de Richarlison até cantou no dia do primeiro jogo do Brasil na Copa que ia dar 'golzinho do Charlinho'. E não é que a sabedoria da avó estava certa mesmo?

Fora os apelidos, o nome Richarlison realmente fez origem à inspiração do futebol. O pai disse que desde pequeno ele se destacava onde jogava.

"Eu sempre achei que ele ia acabar no futebol, porque eu sempre gostei de futebol, de bola, meu pai era a mesma coisa, meu irmão também a mesma coisa, meus irmãos. Eu cheguei a treinar ele em um time e ele sempre se destacava no meio dos garotos. Mesmo novo de 4 anos, 5 anos, 6 anos. Chamavam ele de Charlinho já. Todos os meus amigos davam conselho pra arrumar uma escolhinha de futebol pra ele, pra ele jogar, pra ele treinar" ,disse o pai.
Richarlison e o pai na Copa do Mundo no Catar — Foto: Divulgação/Acervo pessoal

Mesmo sem saber o significado do nome da onde veio o 'Richarlison', variação do nome Richardson, que significa “príncipe forte” ou “príncipe corajoso”, o pai já via o legado que o filho ia trazer para uma nação inteira.

Quando a reportagem falou com o pai sobre essa origem, ele disse que acabou combinando com o filho sem querer e que o nome tem tudo a ver com ele.

E nesta segunda-feira (5), o que Richarlison mais vai precisar é das origens desse nome, para chegar com força e coragem para fazer o Brasil passar nas quartas de final.

"Ele sempre foi lutador e é corajoso também. Isso agrega muito a ele. E que ele continue com essa humildade que ele sempre teve, isso aí eu sempre peço a ele, pra não perder essa essência" ,contou o pai todo orgulhoso do filho.

Pai de Richarlison escolheu esse nome por conta de jogador do Vasco — Foto: Reprodução/Acervo pessoal

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem