Sinistro! Nuvem-funil é registrada em cidade do ES; entenda o fenômeno; VÍDEO

Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

Quem já assistiu ao filme "O Mágico de OZ" deve se lembrar das nuvens em formato de "funil" ou até mesmo parecida com um pequeno tornado. Foi exatamente essa imagem curiosa que chamou a atenção de moradores de São José do Calçado, no Sul do Espírito Santo, nesta quinta-feira (15).

As cenas foram gravadas pelo leitor Felipe Beloni e encaminhadas ao Folha Vitória. A reportagem foi em busca de entender o que provocou o fenômeno visto no céu do Estado.

Segundo o meteorologista Ivaniel Fôro Maia, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a cena registrada se trata de uma nuvem-funil.

O fenômeno se desenvolve a partir de nuvens de tempestade e, caso toque o solo, pode provocar a origem de um tornado, com a capacidade de gerar ventos da ordem de até 100 km/h.

"Essa nuvem, em forma de funil, se forma a partir dos movimentos giratórios dos ventos, dando origem a um cone com ventos circulares que partem da base da nuvem de tempestade em direção à superfície", explicou o meteorologista. 

Ainda segundo a especialista, a nuvem-funil pode durar alguns minutos, principalmente, quando não toca o solo, e perde a configuração de funil depois de alguns minutos.

"Mas podem causar vendavais em suas imediações. É um fenômeno considerado comum de aparecer e serem registrados no período da estação chuvosa", ressaltou.

Pelo vídeo, observamos que a nuvem-funil perde sua configuração depois de alguns minutos, confirmando que esta não toca o solo, e também não gerou um tornado.


Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem