VÍDEO: Grávida e filho de 4 anos são resgatados em caixa d'água por vizinhos durante chuva no ES


Resgate foi nesta quinta-feira (1º) no bairro Industrial, em Viana, na Grande Vitória.


Um vídeo mostra o momento em que uma grávida de 8 meses e o filho dela de 4 anos são resgatados por um grupo de cerca de 10 moradores com uma caixa d'água durante a chuva desta quinta-feira (1º) no bairro Industrial em Viana, na Grande Vitória. O município é um dos mais atingidos no Espírito Santo e teve situação de calamidade decretada pela Prefeitura.

A gestante, Jaqueline do Rosário, de 28 anos é ajudante de transporte escolar e contou a reportagem que estava aflita vendo a rua ser tomada pela água da chuva.

"Estava com muito medo. A água subiu muito rápido, não deu tempo de sair. No início, fiquei com receio de colocar os pés na água e pegar alguma bactéria, grávida do jeito que estou seria um perigo. Resolvi esperar, mas não passou muito tempo e a água já estava com mais de um metro", relatou.

Resgate

A cunhada de Jaqueline, a ajudante de pedreiro Lucinéia Patrocínio, disse que quando a chuva começou a aumentar foi até o local e tirou a mãe de 68 anos, que mora com Jaqueline, e a levou nos braços com o marido. Ao retornar para buscar a cunhada grávida, o nível da água já tinha subido.

"Não conseguimos chegar até lá. Tudo tinha virado um grande rio. Pedimos o barco da prefeitura para ajudar, mas estava preso no engarrafamento e demorou demais", contou Lucineia.

Com a demora no resgate e a preocupação com a cunhada, o marido de Lucineia conseguiu com vizinhos uma caixa d'água, e eles resolveram fazer um resgate improvisado. Ela contou que um alagamento parecido aconteceu na região em 2019, mas ninguém precisou de ajuda dessa forma.

"A gente só queria tirar minha cunhada e meu sobrinho do terraço da casa o mais rápido possível. Lá, não tinha comida e nem banheiro para eles. A chuva destruiu tudo o que tinha na casa que fica embaixo onde eles moram com minha mãe", disse a ajudante de pedreiro.

"Da casa até a caixa, meu cunhado e um vizinho me pegaram no colo. Quase nem molhei os pés", contou Jaqueline.

Grávida e filho ficaram 10 minutos dentro de caixa d'água

Moradores empurram caixa d'água com grávida de 8 meses e filho de 4 anos em Viana, ES — Foto: Reprodução/Redes sociais

O trajeto da casa da moradora até área seca demorou cerca de 10 minutos. Jaqueline disse que a região sempre alaga, mas que nunca passou por situação parecida.

"Nunca imaginei passar por algo assim na vida. Fiquei feliz que todo mundo quis ajudar. Meu filho Nico nem queria sair do ''barco improvisado", queria mais", brincou a ajudante de transporte.

A grávida de 8 meses espera por Liz, que deve chegar até o fim do mês. Descontraída e a salvo, Jaqueline disse que já vai ter história para contar para a filha.

"Ela ainda nem chegou ao mundo e já está vivendo aventuras", disse aos risos a resgatada.

Jaqueline e o filho foram levados para a casa da cunhada sem ferimentos e passam bem.

Em nota, a Prefeitura de Viana informou que atendeu aos chamados conforme demanda, dentro das possibilidades de equipamentos e mobilidade. Para ampliar o atendimento, solicitou à Defesa Civil Estadual e ao Corpo de Bombeiros equipamentos como botes para dar continuidade ao socorro às vítimas.

Nas imagens, a caixa é empurrada por um grupo de pessoas com água na altura do peito. VEJA O VÍDEO

Fonte: G1 ES


Postagem Anterior Próxima Postagem