Aqui estão os sinais de que você pode ter deficiência de ferro

Deficiência de ferro Unsplash

É difícil encontrar alguém que não se queixe de cansaço ou de falta de energia. Em muitos casos, a situação é causada por excesso de trabalho ou de estresse. Entretanto, algumas deficiências de vitaminas e minerais também podem ser a razão de algumas sensações persistentes no corpo. De olho nas situações possíveis, conversamos com a nutricionista Elaine Cristina Rosa, de São Paulo, para descobrir quais são os sintomas da falta de ferro no organismo.

Quais são os principais sintomas ou sinais da falta de ferro no organismo?

Entre os principais sintomas da falta de ferro no organismo estão a sonolência, cansaço excessivo, fraqueza, palidez, dores de cabeça e tontura, falta de apetite, vontade de comer doces e guloseimas, unhas fracas e queda de cabelo.

O que pode causar tal deficiência?

Tal deficiência pode ser causada por uma alimentação pobre em alimentos que são fontes de ferro e vitamina B12, como carnes em geral, gema de ovo, feijão e vegetais verde escuros. Outras deficiências de minerais e vitaminas também podem causar, por consequência, a falta de ferro no organismo. Além disso, grande perda de sangue, má absorção de nutrientes e gastrite crônica também podem causar ou contribuir para o quadro.

Como identificá-la, além dos sintomas? O exame de sangue basta?

"Através do exame de hemograma, em que se observa e analisa a quantidade de hemoglobina e as dosagens de ferro sérico, ferritina, transferrina, saturação da transferrina e vitamina B12", explica a especialista.

Como é possível repor tal nutriente?

A reposição se dá por uma alimentação balanceada e rica em alimentos que são fontes de ferro e de vitamina C. Também é possível fazer suplementação do mineral ferro por via oral ou injetável.

Qual é a importância dele para a saúde?

Entre as principais funções do ferro estão o transporte do oxigênio para todos os órgãos, a participação na síntese de DNA e a produção da hemoglobina.

Fonte: Glamour 


Postagem Anterior Próxima Postagem